segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Café com Sueli Arantes

Onipresença

Bem articulado no âmbito regional e nacional, o empresário Sandro Mabel tirou do marasmo da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, fazendo-se presente em todas as discussões de interesse da classe. Mas Sandro não restringe a atuação apenas aos interesses corporativos; vai além, inserindo a Fieg em ações de interesse de toda a sociedade, como a campanha pela vacinação e a distribuição de cestas de alimentos a entidades filantrópicas. Não é exagero dizer que Mabel já pode ser considerado o melhor presidente da história da entidade.

Reentrè

O ex-governador Marconi Perillo volta a ganhar musculatura política e a participar mais ativamente das articulações de bastidores, visando as eleições deste ano. Mesmo sem definir o projeto pessoal, tem trabalhado em silêncio nas costuras eleitorais da oposição. O celular não para de tocar.

Mal na fita

A pesquisa RealTime BigData, divulgada pela TV Record, semana passada, causa mais estragos no projeto do financista Henrique Meirelles de conquistar uma vaga no Senado por Goiás. Ele aparece em segundo lugar no levantamento, com dez pontos atrás de Marconi Perillo, que lidera com 24%. E em Goiânia Meirelles aparece só em ano eleitoral.

Liderança

Já nos cinco cenários simulados da corrida ao governo de Goiás pelo instituto RealTime BigData, o governador Ronaldo Caiado lidera em todos, seguido por Marconi Perillo e Gustavo Mendanha.

Mapa dos votos

Mais da pesquisa: o melhor desempenho de Ronaldo Caiado é no Entorno de Brasília. Marconi tem bons índices no interior e Mendanha alcança melhor performance na região central, que engloba Goiânia, Aparecida e Anápolis.

Avaliações

Ainda segundo a pesquisa RealTime BigData/Record, na comparação entre governos, Caiado é bem avaliado nos quesitos combate à corrupção e segurança pública, mas tem desempenho considerado ruim na manutenção de rodovias, onde o governo Marconi Perillo foi melhor.

Trio

A pesquisa RealTime BigData/Record bota pimenta no debate sucessório em Goiás, apontando que os principais players do processo serão Ronaldo Caiado, claro, Marconi Perillo e Gustavo Mendanha, com vantagem inicial para o governador.

Mau desempenho

Outro que naufraga também na mesma disputa para ser candidato a senador é Luiz Carlos do Carmo. Ele herdou a vaga na chamada Câmara Alta com a eleição de Ronaldo Caiado para o governo em 2018, mas não mostrou serviço nesses quatro anos de mandato. Espécie de senador biônico sem votos, aparece entre os lanterninhas das pesquisas eleitorais já divulgadas. Deve acabar disputando, sem muitas chances, uma cadeira de deputado federal.

De fora

Experiente e habilidoso, o governador Ronaldo Caiado anunciou que não vai interferir em escolha para candidatura do Senado em sua chapa. Sabe que qualquer movimento, nesta disputa de pesos-pesados, é mexer em vespeiro.

 

Foto: site do PSDB

Avatar

Este post foi escrito por: Sueli Arantes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

1 comentários em "Café com Sueli Arantes"

Deixe uma resposta