O novo livro de Rucélia Ximenes, a artista da moda

A artista da moda Rucélia Ximenes reuniu memórias de sua extensa carreira na moda e na arte no livro Abrindo Caminhos, que ela lança no dia 16 de outubro, na Cerrado Galeria de Arte. A obra, de 590 páginas, reproduz a riqueza do trabalho da artista goiana, ao longo de 50 anos de produção. A dramaturgia, a estrada que escolheu trilhar, está presente em cada página do livro que tem edição bilíngue em português e inglês. Com sua veia de múltiplas faces, Rucélia assina a criação, coordenação editorial, paginação, projeto gráfico e artístico do livro. Ela consumiu dez anos na elaboração da publicação que é ricamente ilustrada por fotos e montagens.
Rucélia Ximenes traz a dramaturgia para a rua. Para mostrar sua arte em roupas, calçados e chapéus, costuma desfilar suas criações no próprio corpo pelas ruas da Europa e Estados Unidos em suas viagens de pesquisas e de lazer. Este segundo livro, que é outra forma de arte, retrata suas aventuras em diversos países, em museus e centros culturais, exposições, universidades e trabalhos para a televisão. “Vejo o sorriso das pessoas nas ruas. Isso é um presente para mim”, revela Rucélia.
É da televisão que vem seu maior acervo, distribuído em sua casa e em seu ateliê. Como estilista de criatividade única, colaborou com peças para novelas como A Indomada, Selva de Pedra, O Cravo e a Rosa, Orgulho e Paixão, A Gata Comeu, Senhora do Destino e Lado a Lado, trama premiada no Emmy Internacional. Já são 35 anos produzindo figurinos para a Rede Globo.
“Acolheram a minha arte, que é maior que eu. Tive o prazer de registrar todos os momentos com imagens, mostrando o meu trabalho, que caminha para um acervo eternizado. A beleza é um ato de amor, de doação, um momento com Deus. Beleza não se compra”, revela Rucélia.

Pura ousadia
Nascida em Piracanjuba (GO), a ousadia levou Rucélia Ximenes da faculdade de arquitetura até o universo internacional da moda. Ela teve loja no São Conrado Fashion Mall, no Rio de Janeiro, de 1980 a 1995. De Goiânia, ela seguiu com dois funcionários e logo chamou a atenção, tornando-se referência em moda autoral e artesanal. A maior produção foi em calçados, produzindo para clientes brasileiras e internacionais. Antes ela já se dedicava à arte visual, com produções para amigos ou eventos como o icônico Show do Esqueleto.
Sua veia artística se manifesta em traços suaves, mas firmes. Em cores delicadas, mas marcantes. As flores são mais que uma marca, elas são a própria tradução de Rucélia e sua arte, assim como os pássaros e outros elementos da natureza. A artista foi pioneira em retratar a ecologia na moda. As peças sempre carregam texturas e detalhes minuciosamente trabalhados. O couro é o elemento marcante, assim como rendas, sedas e pinturas em degradês. “Cada trabalho feito me impulsionou para evoluir cada dia mais. Como me disse certa vez a atriz Eva Wilma: “que a sua criatividade continue florescendo fértil, sensível, forte e delicada”.
Em 2014, Rucélia Ximenes lançou o livro A Arte de Fazer Arte na Moda Humanizada, obra que sintetizou sua carreira. Ela conta que passou 20 anos editando o livro manualmente. De lá para cá, aumentou seu acervo, acompanhou a internet e explorou as redes sociais. Agora reuniu materiais inéditos para lançar seu segundo livro, Abrindo Caminhos. Todo esse acervo integra o livro que a artista está lançando.
Serviço:
Livro: Abrindo Caminhos
Autora: Rucélia Ximenes
Editora: Secco
Lançamento: 16 de outubro
Local: Cerrado Galeria de Arte
Coquetel para convidados
Contato: Rucélia Ximenes (3241-1896)
Assessoria de imprensa: Ana Cláudia Rocha (99646-8070)