A terra é a casa de todos

Noemi Almeida – Bom, falar de encontros de Cooperação Ambiental é um longo caminho. Começamos com a Carta da Terra, criada em resposta a um chamado da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU em 1987, resultando em um primeiro rascunho para a Rio 92.
Na Rio 92, desenvolvimento socioeconômico e preservação ambiental foram amplamente discutidos. Enfim, o conceito de desenvolvimento sustentável foi consolidado, resultando em documentos importantes, como a Agenda 21. Ela concilia proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica, através de cooperação em níveis global, nacional e local, focando em questões como pobreza, padrões de consumo e emissões de carbono. A Agenda 21 serve como um guia para governos, comunidades e até escolas construírem sociedades mais sustentáveis.
Eu, como bióloga atuante na área ambiental, entendo que dialogar com lideranças mundiais causa um impacto positivo, trazendo esperança para a sociedade, motivo pelo qual acompanho com atenção a COP30 em Belém.
Todo o planeta terra, bem como as pessoas que aqui habitam, já sentem na pele os efeitos das mudanças climáticas. Tempestades mais intensas, inundações, calor excessivo que já ultrapassa o limite de 1,5 graus de aquecimento estabelecido no acordo de Paris.
As boas práticas vão depender das mudanças de atitudes, a começar pelas políticas públicas internacionais. A COP30 é a grande oportunidade para se discutir e encontrar um caminho para a salvação do nosso Planeta Terra.
Uma das propostas do Brasil é a TFFF, um fundo permanente para a preservação das florestas tropicais. Está dividindo opiniões de políticos e ambientalistas, porém, alguns países já aderiram.
Belém hoje está no centro do mundo. Lá estão representantes de mais de 150 Países, apoiados por grandes cientistas, pesquisadores e os mais renomados nomes da área ambiental. Os países lá reunidos precisam discutir e agir com urgência, para minimizar o aquecimento global.
Quem torce contra, não tem noção da grandiosidade que este evento possui para a salvação do planeta terra, nossa casa comum.
Noemi Almeida
Goiânia, 07.11. 2025