terça-feira, 18 de novembro de 2025

Dia Mundial da Filosofia: afinal, as diferenças podem nos unir?

 

Em comemoração ao Dia Mundial da Filosofia, a escola de filosofia Nova Acrópole promove uma série de atividades culturais e educativas em Goiânia e em  diversas cidades do Brasil e do mundo. Mantendo as reflexões sobre o tema “A Busca da Unidade para Além das Diferenças”, propõe ações que reforçam o papel da filosofia na construção de sociedades mais justas, conscientes e humanas.

 

A iniciativa busca destacar a relevância da filosofia como ferramenta de transformação individual e coletiva, capaz de promover diálogos significativos, fortalecer valores universais e cultivar a convivência respeitosa entre diferentes culturas, ideias e modos de vida.

 

Em Goiânia a programação acontece no dia (20/11), no Auditório do Sesc Cidadania, Jardim América, a partir das 16 horas, com várias atividades: café filosófico, comentários sobre a obra “Meditações”, do filósofo estóico Marco Aurélio, com o professor Gabriel Freitas, às 17h30 apresentações artísticas e às 18 horas a palestra “A arte de se ver e aprender com o outro” com a professora Alice Amaral. O evento é aberto  ao público e tem entrada gratuita.

 

Nova Acrópole traz o assunto “A Busca da Unidade para Além das Diferenças” em diversas abordagens no biênio 2024-2025 em seus grandes eventos como as semanas da Terra (abril), das Artes (junho) e da Filosofia (em novembro). A proposta é ofertar cada vez mais profundidade para formas de encontrar a verdadeira fraternidade.

 

Na Semana da Arte, por exemplo, as palavras como meios de harmonia foram as abordagens do professor Luís Carlos Marques Fonseca, diretor nacional da Nova Acrópole – região norte, ao tratar do Diálogo: Uma Ferramenta para a Unidade. “Hoje tudo parece que está pensado e compartilhado, mas no individual e no coletivo não sentimos tanta paz como deveríamos. É possível mudar isso. Quando um ser humano encontra dentro de si respostas profundas e realizações, propaga sua atitude para os demais”, comentou; e da professora Lúcia Helena Galvão, voluntária da Nova Acrópole há mais de 35 anos, que trouxe o tema A Arte de Falar com o Coração, explicando sobre a diferença de retórica e oratória, sobre a dor da incoerência e os níveis de reflexões que levam as palavras sagradas.

 

Já no Dia Mundial da Filosofia de 2025, a escola de filosofia traz aspectos sobre o caminho da União, convergências e equilíbrio como ideias que podem ser vividas de forma prática por cada um, trazendo a beleza do ser humano expressa por Rumi e Khalil Gibran, a profundidade de Plotino e Helena Blavatsky, de Platão à Buda e muitos outros filósofos do oriente e do ocidente que deixaram pegadas nesta trilha de encontrar uma forma mais feliz de viver.

 

O Dia Mundial da Filosofia foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) com o objetivo de valorizar o pensamento crítico, o diálogo e a busca pelo conhecimento. A Nova Acrópole celebra a data desde 2002, reafirmando seu compromisso com a educação filosófica como caminho para o desenvolvimento integral do ser humano.

 

Para mais informações sobre a programação local, acesse: https://diamundialdafilosofia.com.br/

link para inscrição https://bit.ly/3LCnvjc

 

Com: Luciana Martins

 

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta