terça-feira, 25 de novembro de 2025

Raso quase fundo, o novo livro de Luís Araujo Pereira

 

Um dos nomes mais conhecidos da poesia em Goiás, o escritor Luís Araujo Pereira lança seu novo livro de poemas, Raso quase fundo, no próximo dia 27 de novembro, quinta-feira, a partir das 19 horas, no espaço de eventos da Old Monkey Cervejaria, no Setor Sul. A nova obra é uma publicação da Editora Cavalo Azul, de São Paulo,  um selo independente dedicado à poesia, à ficção e ao ensaio crítico.

 

O livro Raso quase fundo reúne 80 poemas criados originalmente entre 2013 e 2019, que passaram depois por um extenso processo de revisão e aprimoramento pelo autor, em um intenso e cuidadoso trabalho de lapidação da linguagem poética. A obra apresenta uma meditação poética sobre o tempo, a morte, o amor sensual, a natureza, a paisagem urbana, situações do cotidiano, o próprio ofício da escrita etc. São temas recorrentes na poesia de Luís Araujo Pereira, mas que nesse novo livro adquirem contornos mais existenciais e filosóficos, temperados por um acento de ironia e humor, outro traço característico da sua dicção poética.

 

Segundo o autor, Raso quase fundo é um muito anterior a Pegadas de gato, livro de poemas lançado por ele no final de 2024 e escrito durante o período da pandemia da covid-19. “O livro estava guardado, esperando uma oportunidade, que apareceu agora, com a Cavalo Azul”, afirma. Luís Araujo explica que o título da obra procura tensionar as contradições e especificidades das palavras raso/fundo. Citando o poeta português Vasco Graça Moura, ele observa que “escrever é um modo verbal de estar no mundo. Dessa perspectiva, o poeta é aquele artesão que afina a sua lira, lendo, analisando, sentindo e imaginando as coisas materiais e simbólicas, os seres e as paisagens, que o constituem em um determinado lugar”. Nesse sentido, conforme o autor, Raso quase fundo “tende mais à reflexão, sem omitir a acidez do lírico”.

 

Já o poeta, crítico e editor Alexandre Bonafim, em texto de apresentação da obra, salienta que a “poesia de Luís Araujo Pereira em Raso quase fundo revela um olhar que privilegia a sutileza no desvelamento de cenas, objetos e acontecimentos da vida”. Bonafim destaca que a ironia que permeia a obra –  “ora leve e humorada, ora carregada de uma reflexão contundente” – “instaura um movimento de revelação que desmonta aparências e devolve ao leitor a densidade inesperada das realidades mais banais ou trágicas”. O crítico complementa que o “livro se compõe como uma sucessão de lampejos: poemas breves, de dicção precisa, que captam gestos mínimos e objetos triviais para convertê-los em reflexão lírica”.

 

 

Sobre o autor

Luís Araujo Pereira nasceu em Pirapora (MG) e é radicado em Goiânia desde a infância. É bacharel e licenciado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Diplomou-se pela Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais, de Paris. Antes de ingressar no magistério superior, como professor na atual Faculdade de Letras da UFG, foi redator de propaganda e editor de revista técnica na administração pública estadual. Escreveu crônicas para o caderno Magazine do jornal O Popular, de Goiânia. Foi membro do Júri de Seleção do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás (Fica) por diversas edições. É um dos fundadores e colaboradores do site Ermira Cultura (ermiracultura.com.br). Publicou os seguintes livros:  Oficio fixo (1968), Linhas (1994), Minigrafias (2009), Poésie pour dire moins (2013), Samuel Costa – Imagens do Brasil, em coautoria com Stela Horta Figueiredo (2014), Garatujas (2016) e Pegadas de gato (2024). Atualmente, trabalha em mais um livro de poemas, Doido de pedra, além de dois volumes de contos e um de crônicas.

 

Sobre a editora

A Cavalo Azul foi criada em 2023, em Franca (SP). Desde a fundação, consolidou-se pelo cuidado artesanal, pela curadoria crítica e pela busca por projetos que unem força literária, diversidade estética e rigor editorial.

 

Serviço:

Lançamento do livro: Raso quase fundo, de Luís Araujo Pereira

Quando: 27 de novembro, quinta-feira, a partir das 19 horas

Local: espaço de eventos da Old Monkey Cervejaria – Rua 89, Q. F29, 642, Setor Sul

 

 

Ficha técnica:

Livro: Raso quase fundo

Autor: Luís Araujo Pereira

Editora: Cavalo Azul

Páginas: 96

Preço: 50 reais

 

 Contato:

Luís Araujo Pereira: (62) 99976-7820. E-mail: lapereira23@gmail.com

Assessoria de imprensa:

Rosângela Chaves: (62) 9 9997-7483. E-mail: rosangelachaves13@gmail.com

 

Com: Rosângela Chaves

 

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta