Nova Veneza comemora Dia do Imigrante Italiano e firma parceria com famílias descendentes

A Associação Cultural Italiana de Nova Veneza (Acinove) promove, no próximo dia 20, sexta-feira, evento ao Dia Nacional do Imigrante Italiano, comemorado no dia 21 de fevereiro. As comemorações vão acontecer no auditório da Câmara Municipal de Nova Veneza, às 19h, quando serão apresentadas as 35 famílias descendentes de italianos que vivem na cidade. Durante o evento, será assinado termo de parceria para implantação do curso de língua italiana. A parte artística ficará por conta do Coral Amicidi Venezia, com execução dos hinos nacionais brasileiro e italiano e de Nova Veneza. O evento também visa traçar estratégias para a quarta edição da Semana Cultural da Italianidade* que acontece em agosto.
Em 2026 se comemora os 152 da imigração italiana no Brasil e os 114 anos da imigração italiana em Nova Veneza que, desde 28 de dezembro de 2023, ostenta o título de Capital Italiana em Goiás, pela Lei Estadual nº 22.518/2023. “Não podemos deixar de homenagear os imigrantes que vieram em busca de uma vida melhor e que, com muito esforço, fez parte da construção da história do Brasil”, lembra Mercedes Sátiro, diretora-presidente da Acinove. Ela também comemora a implantação do curso de língua italiana, numa parceria entre a Acinove, a Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), Sesc, Senac, Câmara Municipal e Prefeitura Municipal de Nova Veneza. O curso é um projeto experimental. Será uma turma de 25 alunos durante três semestres. Além de apresentar os novos afiliados, a Acinove também vai mostrar a proposta de reforma do coreto da cidade, onde é a nova sede da Associação.
O Dia Nacional do Imigrante Italiano homenageia a contribuição dos imigrantes italianos para a formação da sociedade brasileira. A data foi instituída pela Lei nº 11.687, de 2 de junho de 2008, e é comemorado anualmente em 21 de fevereiro. Esta data foi escolhida em homenagem à expedição de Pietro Tabacchi, que trouxe os primeiros imigrantes italianos ao Brasil em 1874, marcando o início da imigração em massa de italianos para o país.
O Brasil é o país com o maior número de descendentes de italianos no mundo, com cerca de 25 a 30 milhões de pessoas. Os imigrantes italianos desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento econômico e cultural do país, contribuindo para a agricultura, indústria e comércio. Eles trouxeram consigo uma rica herança cultural que se entrelaçou com a cultura brasileira, influenciando a culinária, a arte e as tradições. O Dia Nacional do Imigrante Italiano é uma oportunidade para refletir sobre a importância da imigração e celebrar a diversidade cultural que ela trouxe ao Brasil.
*A Semana Cultural da Italianidade é uma semana direcionada à cultura Italiana para a comunidade de Nova Veneza e proporciona às crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos um resgate à memória da história da imigração italiana para Nova Veneza, em Goiás. Além disso, a semana tem a intenção de ressaltar a importância de se preservar a cultura italiana trazida por seus antepassados. “É importante promover momentos de interação entre a comunidade, com os descendentes da imigração, valorizando histórias e vivências, incentivando as escolas públicas do município a envolver os alunos com a cultura italiana”, explica Mercedes.
A Acinove
A Associação Cultural Italiana de Nova Veneza (Acinove) surgiu através de um grupo de 16 voluntários, em 2023, iniciado por Eliana Mota, hoje vice-presidente da associação na Itália, com a missão de resgatar, preservar e divulgar a cultura italiana no município de Nova Veneza. A Acinove tem hoje mais de 100 associados. Podem participar pessoas físicas ou jurídicas, indicadas por algum associado, aprovado em assembleia e que desejam contribuir com a missão da associação. A Acinove objetiva resgatar, preservar e difundir a cultura italiana no município, por meio de várias ações, como desenvolver e executar projetos culturais como a Semana Cultural da Italianidade e comemoração ao Dia Nacional do Imigrante Italiano.
Assessoria de imprensa: Rimene Amaral (62) 9 9975-0710