sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Um festival arquitetado com todas as cordas

 

De um mesmo instrumento, de cordas, ressoam samba, rock, blues, jazz, choro e música caipira. A diversidade da música instrumental será celebrada na terceira edição do Festival Blues Goiânia, que, pela primeira vez, será realizada em quatro diferentes cidades goianas. A primeira etapa do festival de música instrumental vai ser realizada nos dias 20 e 21 de fevereiro. Em Trindade, no dia 20/2, se apresentam às 20 horas, no Salão Paroquial Pe. Negri Com a Corda Toda (Pedro Braga e Luiz Chaffin) e Negróide (Edilson Morais). Em Inhumas, no dia seguinte, também às 20h, no Goiaba Rock Clube haverá mais uma apresentação de Com a Corda Toda e de Marcelo Maia.

 

A segunda etapa será realizada em Goiânia, Cidade de Goiás e Pirenópolis e terá na programação Adriana Losi, André Mols, Dênio de Paula, Emídio Queiroz, Fabiano Chagas, Fred Valle, Ingrid Lobo, Patocan, Somcorrente e Walter Vilaça. Este projeto tem financiamento da Lei Goyazes, com patrocínio da Harmonia Musical.

 

 

Sobre o festival

Ainda que carregue blues no nome, o festival vai trazer atrações das mais variadas expressões instrumentais: samba, choro, rock e jazz, por exemplo, além de blues. Segundo o músico e produtor Luiz Chaffin, o nome “Goiânia Blues Festival” surgiu a partir do nome de uma música composta por Pedro Braga em homenagem à capital goiana, e por isso mesmo o evento busca reunir músicos locais que representem diferentes vertentes da música instrumental, incluindo rock, pop e blues.

 

Sobre os convidados dessa edição, Chaffin ainda ressalta: “Todos são músicos de carreira, reconhecidos nacional e internacionalmente, e que já contam uma longa história em palcos brasileiros e estrangeiros. Mas também são músicos que representam a diversidade da música instrumental”.

 

Sobre as atrações

 

O show “A Corda Toda” é um duo com os guitarristas Pedro Braga e Luiz Chaffin, parceiros de longa data. O show é baseado em música instrumental e passa por diversos ritmos, como rock, blues, baião e samba, apresentando clássicos conhecidos do público, como “Terra”, de Caetano Veloso, “Sons de Carrilhões”, de João Pernambuco e “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga.

 

 

O espetáculo “Negróide”, concebido pelo percussionista Edilson Morais, traça paralelos rítmicos entre samba, salsa e candombe e, como o próprio nome diz, traz a África como cola sonora disso tudo. Sob direção do próprio Morais — veterano com três décadas de carreira e passagens por mais de 20 países —, a montagem propõe um mapeamento sonoro das expressões musicais negras nas Américas, investigando as conexões estruturais entre ritmos como samba brasileiro, salsa cubana e candombe uruguaio. A performance ao vivo prova que essas manifestações culturais, embora geograficamente distantes e historicamente distintas, compartilham uma mesma raiz rítmica africana.

 

 

Combinando execução instrumental com provocações à escuta ativa do público, o espetáculo apresenta células rítmicas características e improvisações que atravessam diferentes territórios — do Rio de Janeiro a Havana, de Montevidéu a Salvador, retornando sempre à África. “Salsa, samba e outros ritmos caribenhos não são “gêneros diferentes”, mas retalhos da mesma manta africana que atravessou o Atlântico: os fragmentos podem estar espalhados, mas a linha que os une jamais se rompeu”, comenta Morais.

 

 

Em seu novo show “Marcelo Maia Quarteto”, o baixista explora uma nova sonoridade para suas músicas autorais. A suavidade da flauta com som do piano elétrico, o baixo semiacústico leva o público aos anos 1970, que para o baixista foi um período de grande produção instrumental  no mundo. O grupo é formado por Fred Valle na bateria, William Cândido, no teclado e Silas Rodrigues na flauta transversal.

 

 

 

Serviço: Primeira etapa da Terceira Edição do Festival Blues Goiânia

 

Atrações: Com a Corda Toda e Negróide

Data e horário: 20/2, às 20h

Local: Trindade, Salão Paroquial Pe. Negri

Atrações: Com a Corda Toda e Marcelo Maia Quarteto

Data e horário: 21/2, às 20h

Local:  Inhumas, Goiaba Rock Clube

Mais informações: https://www.instagram.com/lumegoias/

 

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta