Confesso que escrevi
Percival Caropreso é graduado em Comunicação Social pela Anhembi-Morumbi
Este blog tem começo, meio e fim. Serão uns 60 posts mais ou menos.
Alguns são textos mais técnicos sobre Responsabilidade Socioambiental, Sustentabilidade, ESG e Comunicação. São textos mais antigos, porque estou
na lida desses temas desde 1988.
Eles são artigos premonitórios e visionários, cantando a bola do que viria a acontecer nessa área. E aconteceu.
Haverá também Causos. Eles falarão não da minha história pessoal, mas de momentos que o mundo da propaganda não vive mais há algum tempo.
Comecei em 1970, como redator estagiário e encerrei a carreira corporativa como VP Internacional e Gerente Geral da maior agência do Brasil na época, em 2005. Mas nunca deixei de ser redator na vida.
Trabalhei nessa mesma agência, a McCann-Erickson, em quatro diferentes encarnações. Eu saía, eles me chamavam e me reencarnavam em outro cargo. Eu saía, eles me chamavam e me reencarnavam em outro cargo. E assim foi, num total de 32 anos na McCann.
Tive o privilégio de conviver com grandes profissionais, grandes clientes globais, suas grandes marcas que cruzavam fronteiras, seus grandes orçamentos em US$, seus grandes projetos mundiais.
Participei de cursos intensivos internos do Grupo McCann Mundial e cursos dos clientes. Verdadeiras Universidades, MBAs e Doutorados da prática do negócio. Aprendi muito, sou um PhD informal e autodidata.
Tive a sorte de conviver com grandes colegas e amigos, numa época na qual a profissão era muito mais friendly, leve, solta, talentosa – sem deixar de ser responsável e voltada para resultados, principalmente numa agência como a McCann-Erickson e seus clientes.
Na minha outra área de atuação, mais recente, fértil e rica, acabei me envolvendo com temáticas socioambientais, suas causas, movimentos, entidades e organizações do Terceiro Setor.
Em 2005 aproveitei toda essa bagagem que a vida me deu e fundei a pioneira Setor 2 ½, fusão entre o Segundo e o Terceiro Setor: consultoria de Branding, Re-branding e Comunicação, que dá sentido estratégico, otimiza a integração do capital econômico-financeiro, com o capital humano, o capital social e o capital ambiental, todos trabalhando para o sucesso de todos. Afinal um não prospera sem o outro.
Aprendi e me diverti muito. Eu tinha que contar isto.
- Os textos de Percival Caropreso publicados aqui foram originalmente postados no Blog do Perci há 5 anos, mas, mais atuais do que nunca.