quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Última etapa da Olimpíada de Português

 

A Escola Interamérica será polo de aplicação da 2ª fase da Olimpíada de Português em Goiânia. A escola foi escolhida entre todas as instituições da capital goiana para sediar o evento na cidade, uma competição nacional voltada para alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio de escolas públicas e particulares, todas circunscritas aos territórios em que o Português é a língua oficial.

 

Nesta quinta-feira, 31, às 15h, os alunos de Goiânia e da Região Metropolitana, classificados na primeira etapa da olimpíada, deverão ir até a sede da escola na Unidade Jardim América para a realização da última etapa do concurso.

 

Para se tornar o polo da Olimpíada de Português em Goiânia, a Escola Interamérica criou uma estrutura física e de pessoal para receber os estudantes com segurança e eficiência, seguindo todas as normas do regulamento da competição. Os alunos selecionados deverão comparecer ao local de prova munidos de documento de identificação original com foto, no dia e horário informados no calendário da OP, com 30 minutos de antecedência.

 

A prova da segunda fase terá duração máxima de duas horas e 34 alunos da Escola Interamérica e outros 70 estudantes selecionados de outras instituições de ensino da Grande Goiânia devem se apresentar para realizar a prova. O resultado será divulgado no próximo dia 26 de outubro. Serão premiados com certificados e com medalhas de ouro, prata e bronze os alunos que obtiverem os melhores desempenhos em cada categoria.

 

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada Nacional de Português foi criada para promover o conhecimento na área da Língua Portuguesa e despertar o interesse idiomático e literário dos alunos, com vistas ao conhecimento da norma-padrão da Língua Portuguesa.

 

As provas escritas e voltadas para alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, visam contribuir para o fortalecimento da capacidade interpretativa e expressiva dos alunos, estimulando o uso adequado da Língua Portuguesa, além da reflexão sobre textos e ditos de grande expressividade e excelente qualidade literária.

 

A Olimpíada de Português tem também o objetivo de fomentar a leitura de obras clássicas da literatura de Língua Portuguesa e colaborar com a preservação do patrimônio cultural presente em nosso idioma. “Valorizar iniciativas pedagógicas que desafiam os estudantes e proporcionam seu enriquecimento curricular são ações alinhadas com a essência da Escola Interamérica e, por isso, serão sempre consideradas de suma importância”, explica Lúcia Oliveira, coordenadora pedagógica da escola.

 

Texto: Lila Nascimento

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta