Mona Lisa teria mesmo sido pintada em Lecco?
Ann Pizzorusso, geóloga e historiadora da arte renascentista, acredita ter descoberto onde Leonardo da Vinci pintou a famosa obra de arte Mona Lisa. É que a famosa pintura do gênio italiano tem elementos que fazem Pizzorusso acreditar que a obra foi pintada em Lecco, nas margens do Lago Como, na Lombardia, norte de Itália.
A geólogoca combinou a ponte de Leonardo, a cordilheira e o lado de Mona Lisa com a ponte Azzone Visconti de Lecco e os Alpes com vista para o Lago Garlate, local que Da Vinci visitou há 500 anos.
A estudiosa afirma que não se focou apenas na ponte, já que se trata de um estilo de construção presente em toda a Itália e na Europa. “É impossível identificar uma localização exata apenas a partir de uma ponte. Todos falam da ponte, mas ninguém se atentou para a geologia”, observou. Ann concluiu que as rochas de Lecco são calcárias e que Leonardo as retrata num tom branco-acinzentado.
“O que é perfeito, porque é esse o tipo de rocha que lá existe”, diz a geóloga. Na sua última investigação sobre a icônica obra de Da Vinci, Pizzorusso visitou Lecco e seguiu os passos do artista. “Sabemos pelos seus cadernos que ele passou muito tempo a explorar a região de Lecco e o território mais a norte”.
Eufórica com estas descobertas, Ann Pizzorusso apresentou as conclusões do trabalho numa conferência sobre geologia que aconteceu precisamente em Lecco.