terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Um ponto de ironia para avisar desavisados

 

Luiz Gravatá — Conversando há poucos dias com um amigo, fiz uma ironia e ele não entendeu. Na hora me lembrei do Mestre Millôr Fernandes. Certa vez nos disse que ia propor a criação de um novo sinal de pontuação para a língua portuguesa.

 

Ora, conhecemos o ponto de interrogação, o sinal usado em final de uma sentença, para expressar uma dúvida ou perguntar algo, como um “não é?

 

Também há o ponto de exclamação (na Bahia é chamado de ponto de admiração!). É ele usado para expressar, no final de uma sentença, um sentimento emocional como alegria, tristeza, medo, admiração ou uma surpresa. Como um “Uau!!!”

 

Quando escrevemos uma ironia há pessoas que não a percebem. A proposta de Mestre Millôr seria um ponto de ironia. Seria usado quando de uma caçoada, uma zombaria, um deboche. Com o sinal, colocado no final da frase, a pessoa seria informada na hora tratar-se de uma ironia.

 

Exemplo:
Êta Millôr genial! Esse cara bem que podia ocupar a presidência da Academia Brasileira de Letras (faltou aqui o ponto de ironia proposto pelo “Guru do Meyer”.)

 

Este post foi escrito por: Luiz Gravatá

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta