Causos da Madrugada: série de terror resgata lendas regionais
Com a chegada do Halloween, o clima de mistério e terror está em alta, e é nesse contexto que as produtoras Hipopótamo de Biquíni, Instituto de Arte e Inclusão (INAI) e PROCENA mergulham em uma nova e inédita série goiana: Causos da Madrugada. A série, uma adaptação da HQ homônima do quadrinista Yuro e revisita lendas da cidade de Catalão. Histórias que, embora desconhecidas para muitos, são um verdadeiro tesouro do folclore local, como a fantasma Rita Pó, que assombra as ruas da cidade desde tempos antigos.
Para o diretor e roteirista Éder dos Santos (38), o projeto é uma celebração da cultura goiana, um resgate de lendas urbanas regionais que podem despertar o interesse não só no público local, mas também no cenário nacional. Ele conta que a ideia de adaptar a HQ para a televisão veio da atriz e produtora cultural Amanda Mushroom, junto com o diretor de teatro Thiago Santana. “As pessoas gostam de se ver representadas. A série vai mostrar lugares, sotaques e histórias que fazem parte da vivência de quem mora aqui”, ressalta Éder.
Terror goiano
Rita Pó, o mito central da série, é uma figura sombria e enigmática. Dizem que ela foi uma noiva abandonada no altar, cujo destino trágico a condenou a vagar pelas ruas de Catalão em busca de vingança. Em Causos da Madrugada, a lenda ganha vida por meio de um grupo de adolescentes que tenta desvendar os mistérios e os segredos que envolvem esse fantasma, misturando terror com suspense e momentos cômicos. A série é financiada pela Lei Paulo Gustavo do Estado de Goiás.
Embora o terror seja um gênero já consolidado no cinema internacional, em Goiás ele ainda está ganhando terreno. “Temos visto um aumento na produção de filmes e séries de terror aqui no Estado. Isso se deve em grande parte ao crescimento da indústria audiovisual goiana como um todo, que tem se organizado para garantir investimentos e melhores condições para os profissionais. Mas temos um longo caminho para que nossas produções sejam mais reconhecidas e acessíveis ao público local”.
HQ na tela
Yuro, criador da HQ que inspirou a série, carrega um laço profundo com Catalão. “Eu cresci ouvindo essas histórias. Causos chamou tanta atenção na região que agora está sendo adaptada, e também me permitiu conseguir trabalhos como quadrinista para editoras de HQs no Brasil EUA e Europa¨. Fico feliz de ver o quanto as pessoas se interessaram por essas lendas e como isso vai ajudar a dar mais visibilidade ao nosso folclore”, reflete Yuro, que também é ilustrador e designer gráfico.
Em 2018, uma ex-professora de artes convidou Yuro para produzir algumas artes sobre Catalão, que foram expostas no museu da cidade. O interesse do público levou o artista a desenvolver o Causos da Madrugada, em 2020. “As artes eram ilustrações, num estilo de gibi antigo, das lendas e histórias da cidade, como Rita Pó, Antero e Anhanguera. As ilustrações eram inspiradas no estilo de capas de HQs dos anos 50, 60 e 70.Mas eu percebi que algumas pessoas tinham curiosidade para ler, a partir disso senti vontade de criar”.
A HQ, assim como a série, mistura mistério com humor e foi desenvolvida para ser acessível ao público infanto-juvenil. Yuro acredita que esse tom leve foi essencial para atrair o interesse de diversas faixas etárias. “Eu sempre fui fã de quadrinhos e histórias que equilibram o medo com o humor. Acredito que essa combinação vai agradar tanto aos jovens quanto aos adultos”, afirma.
Confira os bastidores das gravações de “Causos da Madrugada” no instagram @hipopotamodebiquini .
Foto: Causos da Madrugada: diretor Éder dos Santos com atores no set
Com: Talita Prudente
Fotos: Eric Dourado e Artur Borges