Em Londres, ator goiano busca novas oportunidades
Em busca de oportunidades para internacionalização da cena audiovisual goiana, o cineasta e ator Victor Vinícius embarcou em imersão no Actors Studio, uma das academias de cinema mais prestigiadas de Londres. Durante quatro semanas, o goiano participou do curso “Masterclass in Screen Action”, ministrado por professores reconhecidos do Reino Unido como Sarah Hannah, Nathan Caselton, Ben Cogan, Clare Davidson, Ifam Meredith e Eilidh McCormick.
Victor integra um time de alunos de várias partes do mundo. “A troca de experiências, com pessoas de diferentes culturas, é fundamental no trabalho de um ator. Isso adiciona bagagem, repertório e amplia nossa visão para o mundo.”, afirma o goiano ao revelar seu entusiasmo de ter estudado no Pinewood Studio, o maior complexo cinematográfico de Londres e um dos mais renomados centros de produção audiovisual já construído. O complexo recebeu produções como Jurassic Park, Star Wars filmes da Marvel Studios. “Estar inserido em um espaço como esse, em que filmes históricos foram gravados, te dá ainda mais força para fazer acontecer.”, destaca.
O curso ofereceu teorias e atividades práticas que exploram vertentes da atuação em tela. As aulas apresentaram técnicas e oportunidades de trabalhar com equipamentos de alta performance tecnológica. Para Victor, o diferencial da proposta está na oferta de metodologias e roteiros personalizados, que preparam o ator de forma completa. “O curso busca capacitar o ator como um todo, desenvolvendo suas habilidades para diversos tipos de situações e papéis, por exemplo. A experiência te prepara para abordagens e situações que, até então, eu nunca tinha vivenciado.”, comenta Victor.
A masterclass também oferece atividades que levam ao uso de monólogos, exercícios interpretativos e atuação em câmera, inclusive simulando processos de seleções de atores. Além disso, o próprio ambiente dos estúdios estimula o aprendizado por meio da observação. “Andando pelos corredores do estúdio, é perceptível a magnitude dos cenários e dos equipamentos. Constantemente, a gente se depara com a equipe dos filmes, dos sets e, uma vez ou outra, se cruza com atores como Zendaya e Tom Holland.”, revela.
Além disso, a oportunidade possibilita ampliar o networking em nível internacional, viabilizando a divulgação de projetos nacionais e o contato direto com a produção audiovisual no exterior. A imersão foi viabilizada pelo edital Goiás Mundo Afora 2024, do Estado de Goiás, vinculado à Lei Aldir Blanc. “É sempre importante divulgar o nosso trabalho e também conhecer o que está sendo produzido em outros lugares.”, conclui Victor, que também está à frente da produtora Estoriatos Entretenimento e é sócio da Distriba Filmes.
A oportunidade surgiu junto ao desejo pessoal de aprofundar os estudos da atuação para câmera, de modo prático. Nos últimos três anos Victor tem se dedicado à carreira de ator, que divide com outros trabalhos como roteirista e diretor. Seu curta-metragem “Todos os Sonhos do Mundo”, reconhecido pelo júri jovem no festival italiano Filmare la Storia 2025, é um exemplo disso e mais uma prova da importância do incentivo público para os profissionais da arte e cultura. “Sinto que é um momento de conquistar fôlego e absorver o melhor das aulas para replicar nos meus trabalhos como ator e também em outras funções. Também tenho o desejo de retornar para Goiás e replicar esse conhecimento, o que, para mim, é muito importante”, afirma.
Os projetos educativos ainda estão em fase de idealização e serão ofertados de forma online e presencial em Goiânia. Victor lembra que a experiência reforçou seu interesse em contribuir para a cena audiovisual de seu estado. “Acredito que essas aulas oferecem conhecimentos e oportunidades especiais, que precisam ser repassadas e pensadas para o cinema brasileiro. Temos profissionais desenvolvendo coisas incríveis no país e quero, de alguma forma, poder contribuir com o que é nosso”, finaliza.
Sobre o ator:
Victor Vinícius é ator, roteirista e diretor, com uma trajetória marcante no audiovisual goiano. Formado em Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), ele também é mestre em Comunicação, Mídia e Cultura pela UFG e ator formado pelo Basileu França. Atualmente está à frente da produtora Estoriatos Entretenimento e da distribuidora Distriba Filmes, que comanda ao lado da sócia Stefanny Pina. Victor também foi diretor e roteirista dos curtas-metragens “Ela só quer ser Maria”, “As cores mágicas” e do documentário “Todos os sonhos do mundo”, que em 2025 foi reconhecido pelo júri jovem do festival italiano Filmare la Storia. Recentemente, integrou o elenco da série Sal a Gosto (TV Brasil) e do telefilme Levanta, Regiane (TV Globo).
Com: Talita Prudente