A arte performática de Nico Vascelleri
Um dos pontos mais românticos de Florença, de onde se vê toda a bela cidade, o Forte Belvedere reabriu para o público com um exposição de Nico Vascelleri, um artista italiano cujo trabalho é uma mistura entre arte performática e exploração sonora. Melma – que significa lodo – tem curadoria de Sergio Risaliti, é promovida pela Prefeitura de Florença e é a primeira etapa de um grande e inédito projeto do artista para a cidade, pensado para todos os seus espaços, entre as muralhas e o interior da pequena praça renascentista.
A exposição, que fica em cartaz até o dia 8 de outubro, inclui uma seleção de obras inéditas, especialmente concebidas para esta ocasião e realizadas com diferentes suportes, como vídeo, esculturas, colagens, instalações e som. No exterior do forte, nas muralhas, foram instaladas nove obras escultóricas fundidas em alumínio. As salas internas são ocupadas por um percurso expositivo com mais de trinta obras que oferecem um amplo panorama do trabalho de Vascellari, com foco na relação entre homem e natureza, entre existência e transcendência.
Melma conta também com diversas intervenções em alguns dos locais mais picônicos do patrimônio histórico-artístico da cidade. A Piazza della Signoria, o Palazzo Vecchio e o Museo Novecento receberão uma série de obras, incluindo uma nova instalação, uma performance em site-specific, concebida pelo artista para o Salone dei Cinquecento, e uma série de outras obras que têm peculiar relação entre o Renascimento e o contemporâneo.
Nico Vascellari está entre os mais interessantes da cena artística italiana e internacional. Através de uma abordagem e olhar antropológico ele entrelaça a dimensão pessoal com a coletiva. Referências ao mundo arcaico, rituais e folclore misturam-se com a estética underground, tornando-se o código estilístico de uma linguagem estética muito definida e única.
👏👏👏👏👏