A festa da comunidade japonesa
A Associação Nipo-Brasileira de Goiás, ANBG Kaikan, já apressou os preparativos para a 22ª edição do Bon Odori 2024, festival de música, dança, culinária e artes japonesas, com o tema: Anime-se!. Trata-se de uma ode aos antepassados, com alusão à cultura do Anime – famosos desenhos de animação japoneses conhecidos em todo o mundo. E o evento híbrido (presencial e online) deste ano será na sexta, dia 23, e sábado, 24, de agosto.
A celebração oficial que já é tradição no calendário goianiense espera receber cerca de 8 mil pessoas no Clube Kaikan, ao longo das 2 noites de festa. O Bon Odori conta com a correalização da Embaixada do Japão no Brasil e da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social. Na segunda noite do evento, as apresentações terão transmissão simultânea online pelo YouTube da Embaixada do Japão no Brasil. Os ingressos antecipados e limitados já estão disponíveis no site www.bilheteriadigital.com com valores a partir de R$ 50 (para a primeira noite, na opção de meia entrada solidária), e darão direito a uma porção de guioza. Mais informações no Instagram da organizadora: @anbgkaikan
O Bon Odori completa 22 anos neste 2024. Internamente, a cerimônia ocorria desde os primórdios da instalação da comunidade da cidade de Goiânia, no final da década de 40. A organização do evento é da Associação Nipo-Brasileira de Goiás, atualmente presidida por Leonardo Massuda e a festa tem como palco o Clube Kaikan, que fica no Conjunto Itatiaia.
Neste ano, além das tradicionais apresentações que já se tornaram marca registrada do evento, haverá ainda show do grupo Kyoushin Daiko de Goiânia, pioneiros no toque do taikô, o milenar tambor japonês de batida forte e pausada.
O momento de destaque do festival acontece com as danças japonesas, quando os convidados são chamados a participar utilizando adereços típicos. Já o grupo Matsuri Dance vai animar o festival com um estilo pop asiático, misturando movimentos tradicionais e modernos.
Preparação
O altar com frutas da estação, os quimonos novos e o taikô já estão sendo preparados. A festa é realizada sempre em agosto, após o pôr-do-sol – das 19 às 23h30. Na crença dos nipônicos, é neste momento que, uma vez ao ano, os antepassados têm a oportunidade de festejar com os descendentes, que os homenageiam.
Durante o evento, é possível apreciar os pratos mais conhecidos por aqui, como sushi, sashimi, yakisoba, tempurá, udon, guioza, temaki e o shimeji. Além disso, o visitante ainda pode conferir exposições de produtos das artes nipônicas. Entre eles, o shodô, a caligrafia originária do Japão, também considerada uma forma de manifestação artística da Terra Sol Nascente.
Com: Carlos Eduardo Faria