BlaBlaCar, o sistema de carona que agradou os brasileiros
Para quem acha que o Uber é o único aplicativo de mobilidade queridinho entre os brasileiros, tem uma empresa francesa que também movimenta o mercado por aqui. Trata-se da BlaBlaCar. Criada na França em 2006, a plataforma de carona compartilhada está hoje em 20 países.
Desembarcou no Brasil em 2015 e foi caindo na graça de quem não tem preconceito em pegar carona. Atualmente são cerca de 17 milhões de usuários no País. O serviço serve apenas para quem vai de uma cidade para outra. Quem vai de São Paulo para o Rio de Janeiro, por exemplo, e tem lugares vagos no carro, pode usar o BlaBlaCar para procurar quantas pessoas quiser colocar a mais no carro e dividir o total das despesas – combustível e pedágios – da viagem com eles.
No ano passado os números explodiram. Mesmo com 5 milhões de usuários a menos que seu país de origem, o volume de viagens e superou em 30% o número total registrado na França. Esse volume, inclusive, representa um crescimento de 40% no número de viagens em relação a 2022.
Investindo em outras frentes. Desde 2020, a empresa passou a disponibilizar também um marketplace para a venda de passagens rodoviárias e, atualmente, possui 214 viações conectadas à sua plataforma.
Aproveitando a alta do setor rodoviário, a companhia observou aumento de 160% na venda de passagens de ônibus. Em 2024, a empresa quer abranger 90% das linhas rodoviárias regulares do país e, quem sabe, abocanhar uma fatia maior do mercado liderado pela ClickBus.