quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Café com Sueli Arantes

 

Articulando

Faltando menos de um mês para a desincompatibilização da prefeitura de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha intensifica as articulações para definir o partido em que vai se filiar. Por enquanto, o destino do prefeito está mais perto do Patriota de Jorcelino Braga. Mas se viabilizar uma sigla com mais força o projeto pode mudar, sem perder o apoio de Braga, que caminhará com o “menino de Aparecida” de qualquer forma.

Persistência

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) em Goiás terá candidato ao governo do Estado. É a quinta vez que a legenda concorre ao cargo, com Paulo Vilar, em 1986; em 2010 e 2014 foi de Professora Marta Jane; e em 2018 com o Professor Marcelo Lira. Nunca teve êxito.

Asfalto fake

O asfalto de Goiânia deve ser feito com carvão moído e cola branca. Até passinhos de pets causam buracos nas ruas e avenidas. Como o período chuvoso está no fim, seria bom a Prefeitura já começar a recapear o asfalto (com material de qualidade) e não ficar esperando outubro chegar para para justificar a inoperância nas chuvas. Essa desculpa não convence nem criancinha de Cmei.

Em campanha

O ex-governador Marconi Perillo, cada vez mais candidato a um cargo eletivo em outubro próximo – governo ou Senado, está passando praticamente todas as semanas em Goiás, mergulhado em articulações políticas e constantes viagens sem alarde ao interior do estado na busca de apoios é alianças. Marconi ainda não se afastou do trabalho na CSN, aguarda consulta ao TRE para se desligar ou não, e ainda não definiu se vai concorrer ao Senado ou governo. A decisão será depois de estudar as pesquisas que vai fazer.

Pretensão

O empresário Wilder Morais está decidido a disputar o Senado, apoiando as reeleições de Ronaldo Caiado e Jair Bolsonaro. O ex-senador, que teve mais de 700 mil votos em 2018 e ficou em terceiro lugar, não definiu ainda o partido para se filiar.

Artigo indefinido

A cada desmentido aumenta a dúvida sobre a real intenção do financista Henrique Meirelles em disputar o Senado em Goiás. As apostas, na maioria, são de que ele vai renunciar a mais um projeto eleitoral no estado e permanecer em São Paulo.

Humildade

O governador Ronaldo Caiado trabalha com a hipótese de liquidar a disputa pela reeleição no primeiro turno. Mas, vale registrar, sem subir no salto alto.

Reforço

O PDT de Flávia e George Morais procura desesperadamente candidatos a deputado federal para reforçar a chapa do partido. O receio é não alcançar o quociente eleitoral e inviabilizar a reeleição de Flávia, mesmo que ela tenha uma votação expressiva.

Flex

O ex-deputado Vilmar Rocha perdeu o controle político do PSD em Goiás. O partido se dividiu entre as correntes que querem apoiar a reeleição de Ronaldo Caiado ou optar pela candidatura de Gustavo Mendanha.

Sem milagre

Acendeu a luz amarela para a reeleição do deputado federal Francisco Júnior. Aliados dizem que somente os votos da igreja católica não serão suficientes para garantir sucesso no projeto eleitoral do parlamentar, cujo trabalho no Congresso Nacional é avaliado como inexpressivo.

Foto: Rodrigo Estrela /  Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Este post foi escrito por: Sueli Arantes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta