Café com Sueli Arantes
Cabo eleitoral
O presidente da Assembleia, deputado Lissauer Vieira, tornou-se um dos principais pilares da engenharia política do governador Ronaldo Caiado na construção de uma base sólida para o projeto de reeleição. Ele atuou, por exemplo, na atração de apoios de deputados e partidos para reforçar o arco de alianças governista.
Experiência
Político maduro e habilidoso, que se preocupa com o macro e não com ambições pessoais, Lissauer ajudou na formação das chapas proporcionais e também para apagar incêndios pontuais. Além disso, não tem medo de se posicionar na defesa do governo.
Futuro
Pelo histórico e potencial, é cotado para ser candidato pelo PSD ao Senado, mas não se coloca na disputa. De qualquer forma, é hoje braço direto de Caiado e um dos políticos mais promissores de Goiás.
Lotação esgotada
O grande imbróglio da base caiadista é definir como entrar na disputa pelo Senado. Há muitos pretendentes a uma única vaga. O X da questão é decidir se vai como um nome só ou como vários candidatos avulsos.
Alta cotação
Ex-deputado federal por três mandatos, o engenheiro Luiz Bittencourt recebeu pelo menos meia dúzia de convites para filiação partidária antes do prazo fatal para quem fosse candidato a algum cargo eletivo em outubro próximo.
Leque de opções
Em alguns casos, foi ofertado a ele a escolha de postular o governo do Estado, vice-governador, Senado, suplência de senador ou deputado federal. Como tem amigos em todos partidos, preferiu não entrar na disputa, deste ano, mas não descarta concorrer à prefeitura de Goiânia em2024.
Nova sigla
Debaixo do maior quieto, o presidente da Federação das Indústrias de GoIás (Fieg), Sandro Mabel, filiou-se ao Republicanos, mas nega ter a intenção de ser candidato neste ano a qualquer cargo. Mabel é um dos principais apoiadores da candidatura do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha.
Campanha sangrenta
A eleição está longe, mas os grupos de Zap e outras redes sociais já começaram a ficar infestados de vídeos com ataques e baixarias contra os prováveis candidatos ao governo de GoIás e Senado. Pelo que rola por aí, essa deve ser a campanha mais suja da história.
Babador
O advogado Demóstenes Torres é o mais novo vovô da praça. Depois do susto que o levou ao colocar stend nas artérias, nasceu David, o primeiro neto dele, filho de Aline Torres.
Pé na estrada
Pretendente ao governo, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, cumpre intensa agenda de viagens pelo interior de Goiás desde que se desincompatibilizou da prefeitura.
Carona
Já o deputado federal Vítor Hugo, pré-candidato ao governo pelo PL, aposta em colar o nome ao do presidente Jair Bolsonaro para decolar nas pesquisas.
Discrição
Womir Amado, ex-reitor da PUC e pré-candidato ao governo pelo PT, ainda se movimenta de forma tímida na campanha. Ele também aposta na nacionalização da disputa para pegar carona com o ex-presidente Lula.
Sem rumo
José Nelto andou, correu e acabou se filiando ao PP, partido pelo qual vai tentar a reeleição para deputado federal. Se continuar nessa todas vai acabar é domando pulga em circo.
Mão inimiga
Más línguas dizem que o presidente Jair Bolsonaro quer derrotar o governador Ronaldo Caiado em outubro próximo.
Foto: Portal Alego