quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Clássicos para todos os ouvidos

 

 

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás realiza nesta terça-feira (27/09) um concerto para contribuir na prevenção ao suicídio – tema do Setembro Amarelo. A apresentação será no Teatro Escola Basileu França, a partir das 20 horas. A entrada é franca, por ordem de chegada.

 

O espetáculo conta com a participação do maestro e violinista Alessandro Borgomanero (foto). Ele nasceu em Roma e formou-se com o título de Mestre em 1992, na Universidade de Música Mozarteum, de Salzburg, na classe do violinista Ruggiero Ricci. Vive em Goiânia desde 1997, onde é professor de violino na Universidade Federal de Goiás.

 

O concerto vai apresentar peças de Mozart, Beethoven e Schubert. As obras remetem a sentimentos e valores humanos como paz, fraternidade e respeito à cultura dos povos. Tudo com o objetivo de fazer o público refletir sobre o valor da vida.

 

Na primeira parte do concerto serão executadas três obras para violino e orquestra, que são raramente tocadas no Brasil. Na segunda parte, duas obras orquestrais vão ser apresentadas: “Abertura Coriolano”, de Beethoven, inspirada na tragédia homônima do poeta e dramaturgo vienense Heinrich J. von Collin, e “Sinfonia nº 40”, de Mozart.

 

Mais um concerto – Também hoje (27/09), o Teatro Goiânia abre o palco para a apresentação da Orquestra Jovem Municipal Joaquim Jayme. O espetáculo, à partir das 20 horas, vai reunir as músicas clássicas de Vivaldi, Bach e Nepomuceno. A entrada é gratuita, por ordem de chegada.

 

O concerto é uma iniciativa da Prefeitura de Goiânia e conta com a regência do maestro Isaac Gonçalves. O programa começa com o ‘Adágio para cordas’, do nacionalista brasileiro Alberto Nepomuceno. Logo em seguida, a música continua com o ‘Concerto em dó maior para piccolo’, do compositor barroco, padre Antônio Vivaldi.

 

Na segunda parte, a orquestra ganha mais integrantes no palco com as madeiras, metais e percussão e executa obras diversas do seu repertório. A apresentação ainda conta com a solista, flautista e piccolista, Stefânia Benatti.

 

Com reportagem e foto: Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação e Secult

 

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta