De mudança para a Lua
Se depender da Nasa, os primeiros humanos moradores da lua já terão suas casas por lá até 2040. Isso porque a agência espacial americana já fechou uma parceria com a Icon, uma empresa de construção, para conseguir tornar isso possível.
E como isso pode ser feito? Bom, a Nasa vai enviar uma impressora 3D gigante à Lua. A partir dela, as estruturas, as partes das casas e até plataformas de foguetes vão ser construídas. Para se ter ideia, mais de US$ 50 milhões já foram investidos no Projeto Olympus, que planeja construir diversas residências na superfície lunar.
Desde 1972, com o fim do programa Apollo, nenhum humano voltou a caminhar sobre a Lua, mas a Nasa já está pensando em construir casas e no que os astronautas vão vestir. A estrutura vai ser formada por uma espécie de “concreto lunar” e o plano é que as pessoas — astronautas ou civis — fiquem cada vez mais tempo por lá.
Tem gente contestando, Com os altíssimos custos de transporte de materiais e a necessidade de construção de uma plataforma de pouso, alguns cientistas dizem que o cronograma é “excessivamente ambicioso”.
Mas a Nasa não arreda o pé e diz que, se os avanços continuarem no mesmo ritmo, 2040 é uma meta bastante viável. Ah, e os próximos planos? Isso mesmo que você pensou: Marte.
Com: The News