quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Dia da água e a ação do beija-flor

 

Ela lava o carro tamanho família, a calçada onde o cão se aliviou. Corre frouxa nas mangueiras da preguiça e resiste sempre. Mas, até quando? Neste 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água, que foi proclamado em 1992. O tema escolhido para 2023 é “Acelerando Mudanças – seja a mudança que deseja ver no mundo”. E quais mudanças são essas? Quem as está providenciando? Não vejo ações que podem redundar num mundo mais molhado.

 

 

Já em 2012, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 21 de março como o Dia Internacional das Florestas. E este ano, o tema escolhido foi: “Florestas e saúde”.  Diante da importância desse habitat de uma grande e diversa quantidade de seres vivos, demorou um tanto esse reconhecimento, não é?

 

 

Sabemos que tanto as florestas quanto a água são de importâncias fundamentais em nossas vidas. Isso é tão óbvio quanto ignorado pela maioria da humanidade. A que ponto chegamos?

 

 

É preciso muito mais do que está sendo feito. Necessário é começar na tenra idade, não só com campanhas, mas com um novo modelo de educação. Esse sim, alcançaria efeito eficiente e rápido.

 

 

Fica a dica para os novos governos: um método educacional que faça com que os estudantes entendam que vivemos em um único sistema e que todas as ações ou a falta delas vão causar consequências em todo o resto, como está acontecendo agora com os desmatamentos que causam mudanças climáticas e escassez hídrica.

 

 

Enquanto o novo modelo de educação não chega, fica aqui uma fábula para refletirmos:

 

A fábula do beija-flor

 

Era uma vez uma floresta onde teve início um incêndio. Todos os animais fugiram para salvar suas vidas. Eles ficaram à beira do fogo, olhando para as chamas com terror e tristeza.

Acima de suas cabeças, um beija-flor voava de um lado para outro em direção ao incêndio, repetidamente. Os animais maiores perguntaram a ele o que estava fazendo:

– Estou voando até o lago para pegar água e usá-la no combate ao fogo.

Os animais riram dele e disseram:

– Você é louco! Você não vai conseguir apagar o incêndio!

E o beija-flor replicou:

– Estou fazendo aquilo que posso.

 

           

O Beija-flor está ajudando a solucionar o problema, gota a gota. Ele está sendo a mudança que deseja ver no mundo.

 

Foto: Chris F. pexels.com/pt

 

 

Este post foi escrito por: Eliane de Castro

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta