terça-feira, 4 de novembro de 2025

Diálogo entre cor, matéria e tempo na exposição de Fogaça em Mendoza

 

O artista visual goiano Gerson Fogaça inicia um novo marco em sua trajetória com a estreia internacional da exposição “Caos In Itinere”, no Museu Carlos Alonso, em Mendoza, na Argentina. A abertura acontece na próxima sexta-feira (7/11), apresentando 39 obras que ocupam os três pisos do museu. A mostra segue em cartaz até 30 de novembro.

 

A exposição conta com o apoio do Governo de Goiás, por meio do Programa Goyazes de Incentivo à Cultura, mecanismo operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás).

 

O recorte expositivo tem curadoria da franco-argentina Patrícia Avena Navarro, e percorre a produção de Fogaça entre 2013 e os dias atuais, destacando a transformação do urbano em ritmo, gesto e linguagem poética.

 

A obra do artista, marcada por vitalidade, energia e pela tensão entre o figurativo e o abstrato, traça um diálogo constante entre cor, matéria e tempo. Em suas telas, formas se libertam dos contornos e atravessam a fronteira entre o real e o imaginário, compondo paisagens simbólicas que evocam movimento, fluxo e transitoriedade.

 

De Goiás para o mundo

Com uma carreira marcada por exibições em instituições nacionais e internacionais, entre elas a Casa de América Latina (Lisboa), Casa Brasil (Bruxelas), MAC/GO, Museu Nacional da República, Museo Alejandro Otero (Caracas), Sanger Gallery (EUA) e MOCAA (Miami), Fogaça solidifica, com esta estreia na Argentina, a consistência e o alcance de sua linguagem pictórica.

 

A realização é do Instituto Cultural Urukum, com produção de Malu da Cunha e KA Produções Culturais.

 

Serviço
Exposição: Caos In Itinere, de Gerson Fogaça
Curadoria: Patrícia Avena Navarro
Abertura: Sexta-feira (7 /11), às 20h
Local: Museu Carlos Alonso – Av. Emilio Civit, 348, Mendoza (Argentina)
Período de visitação: 8 de novembro a 30 de novembro
Mais informações: @artistafogaca

 

Foto: Júlio Abreu

Com: Secult

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

2 comentários em "Diálogo entre cor, matéria e tempo na exposição de Fogaça em Mendoza"

Deixe uma resposta