É acampamento, mas tem glamour!
Se acampar já foi um programa exclusivo para jovens alternativos que não querem gastar dinheiro e nem ligam para conforto, a coisa parece estar mudando. Em 2022, 10 milhões de famílias americanas adotaram o glamping, como é chamado o camping de luxo – fusão de glamour com camping.
Para quem ainda não acredita que acampar pode sair caro, um relatório mostrou que, em 2023, quem optou por essas hospedagens gastou 3% a mais do que quem escolheu um hotel tradicional. Falando em hotéis tradicionais, várias redes estão aproveitando a onda e criando experiências de acampamento:
O Four Seasons abriu um resort no México com barracas que custam a partir de aproximadamente US$ 4 mil por noite;
O Hilton vai permitir que os membros usem pontos para reservar estadias em trailers, barracas e pequenas casas nos acampamentos AutoCamp;
O Hyatt anunciou que os membros vão poder investir seus pontos em algumas estadias, incluindo 5 resorts de glamping.
Com um forte crescimento que não deve desacelerar, o mercado de glamping está projetado pra valer mais de US$ 7 bilhões até 2031.
Os glampings são equipados com camas de verdade, móveis sofisticados e serviçais atenciosos. É uma atividade inspirada nos safáris africanos do século XIX. Hoje a moda ganhou espaço, fazendo surgir uma nova onda de destinos nas mais diversas faixas de preços.
Para o viajante, a opção oferece acesso conveniente à natureza sem o investimento em equipamentos ou a necessidade de se preocupar com tarefas como juntar gravetos para a fogueira e sem sofrer com as inconveniências mais comuns, como farpas de madeira nos dedos, dormir debaixo de chuva e acordar gelado. Mas, para manter o clima, recomenda-se ir de mochila. Ou não!