quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Edição 2025 do Autismo no Palco traz clássicos do rock

Evento pioneiro, produzido pelo Bolshoi e NAIA Autismo, 7ª edição traz autistas cantando clássicos do rock nacional e internacional

 

O Núcleo de Arte e Inclusão do Autista (NAIA Autismo) e o Bolshoi Pub anunciaram a 7ª edição do Autismo no Palco, um show especial que reúne autistas de todos os níveis e idades para interpretar clássicos do rock nacional e internacional. O evento está programado para o próximo domingo, dia 19 de outubro, às 19h, no Bolshoi Pub, na Rua T-53, no Setor Bueno.

 

De acordo com Marcelo Oliveira, presidente do NAIA, a iniciativa visa trazer destaque às pessoas autistas. “Trabalhar a autoestima, mostrar que eles são capazes e principalmente proporcionar momentos felizes para a nossa comunidade”, afirma. A edição deste ano do Autismo no Palco é temática, com foco no rock brasileiro das décadas de 1980 e 1990. Para isso, autistas assistidos pelo NAIA passaram meses ensaiando o repertório para a ocasião. Além disso, o evento também contará com apresentação da banda Os Lanternas, formada por autistas.

 

A ideia do Naya sempre foi promover a inclusão através da cultura de um jeito diferente. Ao invés de colocar o autista na plateia, era preciso ver o autista como protagonista, em cima de um palco. Isso já acontecia nos musicais teatrais apresentados por eles. “Um dia eu estava passando em frente ao Bolshoi Pub, durante o dia, e me deu um click! Parei e fui tentar conversar com algum responsável para pedir espaço pros meninos cantarem no palco do Bolshoi”, conta Marcelo, que teve a “sorte de encontrar com o Rodrigo, o proprietário. Ele comprou a ideia de primeira e aí já estamos na sétima edição, com todo sucesso, com inclusão no palco e autista protagonista”.

 

 

Os Lanternas – A banda é formada por músicos autistas e está conquistando Goiânia. Formada em 2022 no Núcleo de Arte e Inclusão do Autista (NAIA), ONG de Goiânia (GO), a banda Os Lanternas é um projeto que une música, inclusão e representatividade. Composta exclusivamente por músicos autistas, o grupo nasceu da iniciativa do baixista Caio Canedo, que sugeriu a criação de uma banda dentro da associação. Desde então, a proposta foi abraçada pelo NAIA e transformou-se em uma potente experiência coletiva de expressão artística e inclusão social.

 

A banda tem nove integrantes autistas, entre instrumentistas e vocalistas, sob a direção da musicoterapeuta Renata Lima, que conduz os ensaios e apoia a construção musical do grupo. O repertório é formado por grandes sucessos do rock nacional e internacional, com apresentações que vão desde casas de shows tradicionais até espaços inusitados, como praças públicas, escolas, universidades, teatros e até o Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), durante um jogo da Série B.

 

O grupo interpreta clássicos do rock de diferentes bandas e artistas, como The Beatles, Elton John, Legião Urbana, Cazuza, Raul Seixas e Coldplay. Ao subir nos palcos, Os Lanternas não apenas tocam música, mostram ao público e à sociedade que a neurodivergência é também pode ser sinônimo de potência, criatividade e presença. Os lanternas são formados por Alexandre Augusto (vocal), Caio Canedo (baixo), Gustavo Cabral (vocal), Marcos Filho (bateria e vocal), Marx Osório (guitarra e vocal), Murilo Leal (vocal), Nilo Valle (vocal), Samuel Paim (teclado), William Ferreira (vocal) e Renata Lima (direção musical)

 

Sobre o NAIA

Fundado em 2019, o NAIA é a maior associação de autismo de Goiânia e atualmente atende mais de 200 autistas de todas as idades e suas famílias. Sua principal missão é contribuir na qualidade de vida de pessoas autistas com terapias. Além disso, ao unir saúde e cultura, dialoga com diferentes formas de arte, como música, literatura, cinema e artes visuais.

 

A entrada para assistir à 7ª edição do Autismo no Palco se dará mediante a doação de copos descartáveis ou materiais de limpeza entregues na entrada do evento.

 

Serviço: Autismo no Palco

Local: Bolshoi Pub – Rua T-53, n.º 1140, Setor Bueno

Data: 19 de outubro de 2025, domingo, das às 19h às 21h

Entrada: Doação de materiais descartáveis ou materiais de limpeza

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta