Entre a ancestralidade e a alta gastronomia
O chef Gilmar Borges, que tem o título de Embaixador da Gastronomia Brasileira pelo Estado de Goiás, e ganhou o prêmio Dólmã 2022, realiza, neste final de semana, a 6ª Edição do Festival Gastronômico – Cozinha Raiz Pirenópolis: o maior encontro de chefs do Brasil. O evento começou ontem e vai até domingo em uma grande estrutura montada no Largo da Beira Rio. A ação divulgará a rica diversidade culinária do País, fazendo uma ligação entre a ancestralidade e a alta gastronomia. Serão mais de 30 chefs participantes, todos grandes nomes da cena gastronômica, entre eles: o Cumpadre João (PB), Flora Dias (AP), Ângela Sicilia (PA), Cidinha Santiago (SP), Alessandro Rodrigues (AM), Jaire Cunha (AC), João Diamante (RJ), Ângelo Domiciano (GO) e Pedro Alex (RJ).
O Festival Cozinha Raiz nasceu como um projeto de Gilmar Borges e busca criar ações para se apreciar a gastronomia como uma experiência única e inovadora em momentos de pura diversão. Os chefs convidados vão apresentar ingredientes dos biomas brasileiros, para incentivar o turismo de experiência, em destaque atualmente em todo Brasil. A idéia é valorizar as receitas ancestrais com suas histórias e tradições, mantendo viva a memória afetiva de cada receita catalogada.
Nas suas ações estão o registro, a divulgação e incentivo a culinária tradicional de cada local, fortalecendo a agricultura familiar, os pequenos produtores da região. A cada edição, o evento se fortalece criando ainda mais ações com o foco na história, cultura e tradição gastronômica do Brasil, levando toda esta riqueza para o mundo.
Várias ações acontecerão durante toda programação do evento para que os participantes tenham uma imersão mágica na gastronomia brasileira e um contato com os territórios gastronômicos de todo Brasil. Na grade, cozinha/aulas shows, workshops, oficinas e feiras gastronômicas, degustações programadas, harmonizações de bebidas artesanais e muito mais.
A abertura aconteceu ontem com um Sarau Gastronômico na Fazenda Babilônia, tendo o tema “Cozinha Raiz Patrimônio Imaterial de Goiás”. Na sexta e no sábado haverá uma Cozinha Show na grande estrutura montada no Centro Histórico de Pirenópolis. Na grade, a participação de grandes nomes da cena gastronômica do Brasil com aulas shows, workshops, oficinas e feira gastronômica, degustações programadas, harmonizações de bebidas artesanais e muito mais.
Na manhã de domingo, dia 21 de agosto, um “Banquete Gastronomia do Cerrado” marcará o encerramento do evento, no Refúgio Avalon.
Programação e informações: @festival_cozinharaizoficial
Com: Carlos Eduardo Faria