quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Espetáculo imersivo expõe a destruição do planeta

 

Ao completar 23 anos de estrada, a Cia teatral Oops!… celebra sua trajetória com a estreia de seu mais novo espetáculo, o infantil “La Máquina”. A obra será apresentada ao grande público no dia 8 de setembro, sexta-feira, às 19h, no Teatro SESC Centro, em Goiânia.

 

“La Máquina” apresenta uma história cheia de cores, diversão e mistérios, que destaca a importância da preservação ambiental e do poder da  imaginação. A peça fala de uma menina que tenta recuperar a harmonia do planeta, depois que o terrível vilão Atomic começa a destruir a natureza em busca de ganância e poder. Assim, passando por diferentes portais, a menina, com a ajuda dos espectadores, precisa ir restaurando a natureza da poluição e destruição gerada pelo uso desenfreado dos recursos naturais para a criação de fábricas e máquinas.

 

Arte e Tecnologia

 

Trata-se de uma experiência imersiva que une a arte e a tecnologia. A partir de projeções de vídeo é criado um cenário dinâmico e mutável que transporta o público para os diversos mundos que serão explorados nessa  aventura.   “Esta é uma proposta nova, em que mergulhamos na pesquisa da Media Art e da interação entre a Arte, a tecnologia, artistas e público. É uma obra imersiva que traz elementos de diferentes linguagens artísticas”, comentam João Bosco e Sol Silveira.

 

Segundo os diretores, a proposta desta montagem é fruto de uma pesquisa que o grupo já vem desenvolvendo há alguns anos e que busca englobar assuntos atuais, de ciência e tecnologia, além de propor uma imersão do público na obra, promovendo uma experiência estética sinestésica. Além disso, é um trabalho embasado nos estudos de Sol Silveira e João Bosco Amaral, que atualmente fazem mestrado na Universidade do Minho, em Braga, Portugal, respectivamente sobre Media Arts (criatividade e tecnologia) e Comunicação, Arte e Cultura.

 

Da Europa de volta a Goiás

 

“Poder voltar a apresentar em Goiás após dois anos fora, apresentando, estudando, treinando com diferentes artistas em Portugal, Espanha e França com certeza é uma experiência diferente.

Nestes meses de agosto e setembro, a Cia Oops!… apresentou parte de seu repertório em 9 diferentes cidades do estado. A ideia era justamente poder apresentar para públicos que normalmente estão fora dos circuitos tradicionais, espetáculos teatrais que vimos trabalhando há mais de duas décadas. Segundo João Bosco, “O que estamos fazendo é de fato mergulhar nas nossas raízes culturais e levar o Teatro aonde o povo está!”.

Com Ana Paula Mota

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta