segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Eucalipto arco-íris, beleza quase inacreditável

 

Que a Natureza é surpreendente ninguém tem dúvida. Mas há surpresas que deixam os humanos boquiabertos. Por todo o mundo é possível encontrar verdadeiras obras-primas naturais que, vistas por fotos pela internet, por exemplo, parecem não ser de verdade. Este é o caso da Eucalyptus deglupta, uma majestosa árvore conhecida como eucalipto arco-íris.

 

O Eucalyptus deglupta tem características bem peculiares e sui-generis. Isso acontece por causa da casca de seu tronco que apresenta cores variadas quando sofre um processo que acontece com o passar do tempo. É que ele vai se descascando e deixando todas as cores à mostra. Quando a casca começa a sair, o tronco fica esverdeado e conforme o tempo vai passando, a cor vai mudando de forma gradativa, surgindo outras tonalidades como azul, amarelo, roxo, alaranjado e marrom.

 

 

O Eucalyptus deglupta é uma espécie arbórea da família Myrtaceae pertencente ao gênero Eucalyptus. Esta árvore também tem outros nomes populares, conforme o local onde é encontrada. Nativa das Filipinas, Indonésia e Papua Nova Guiné é também conhecida como eucalipto da Nova Guiné ou eucalipto das Filipinas. É típica de florestas tropicais que se estendem até o hemisfério norte, sendo uma das quatro espécies de eucalipto que também existem na Austrália.

 

O eucalipto arco-íris chega a ter uma altura de 75 metros em seu habitat nativo e o tronco pode chegar a ter 240 centímetros de diâmetro. As flores são brancas e as folhas verdes. Diferentes de outras espécies de eucaliptos, essa não secreta muito óleo aromático.

 

 

O eucalipto arco-íris cultivado em pântanos drena a água do solo, combatendo a proliferação de insetos como o que provoca a malária. Outra propriedade dessa árvore é a capacidade de liberar um composto que contribui para o crescimento de outras espécies vegetativas vizinhas a ela.

 

 

É uma árvore cujo cultivo pode ser utilizado com sucesso para reflorestamento de áreas com solos pobres, arenosos ou de recente atividade vulcânica. Além disso, as flores dessa árvore são atrativas de insetos polinizadores como as abelhas. Também por sua beleza e colorido, é ótima para projetos de paisagismo e jardinagem.

 

Avatar

Este post foi escrito por: Rimene Amaral

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta