segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Hidrolands Grafisch Atelier lança “Señores del Mal”, do artista argentino Pablo Martín

 

Uma visão ácida e sombria da política contemporânea, inspirada nas imagens dos vilões das histórias em quadrinhos, compõe a temática do livro Señores del Mal (Senhores do Mal), que reúne uma série de 30 desenhos do artista visual argentino Pablo Martín. A obra será lançada pela Hidrolands Grafisch Atelier neste sábado, dia 18 de maio, às 18h30, com a presença do artista, no estande da editora na Feira de Arte de Goiás (Fargo), que começa nesta quarta-feira, dia 15, e se estende até domingo, dia 19, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. A entrada é franca.

 

O novo lançamento da Hidrolands – fundada há mais de dez anos pelo renomado artista plástico goiano Marcelo Solá – é mais uma publicação que integra os livros de coleção da editora, com tratamento artesanal e tiragem limitada.  As obras que compõem Señores del Mal – produzidas originalmente em tinta nanquim e lápis sobre papel – foram fotografadas em alta resolução e depois impressas pela técnica da serigrafia manual. Os 150 exemplares da edição são todos numerados e assinados pelo artista argentino e estão disponíveis com dois modelos de capa, uma em vermelho e a outra em preto.

 

A série é composta por retratos imaginários, os quais remetem ao avanço da extrema-direita não só na Argentina, mas em toda a América Latina e em outros continentes. “A série surgiu porque comecei a perceber um padrão mundial em que líderes de extrema-direita estão chegando ao poder pelo voto popular. Na maioria das vezes, vejo esses líderes como vilões de histórias em quadrinhos, como a antítese do super-herói que faz tudo pelo povo”, afirma Pablo Martín sobre a sua inspiração para a criação dos desenhos.

 

 

Nascido em 1974 em Buenos Aires, Pablo Martín, que também é designer e ilustrador, é hoje um nome de destaque no cenário das artes plásticas na Argentina. Já participou de diversas individuais e coletivas em seu país e também realizou exposições e murais em Paris, Berlim e Viena. No ano passado, teve seu trabalho exposto na Bienal Internacional de São Paulo. Em 2015, recebeu menção honrosa na categoria Desenho no Salão Nacional de Artes Visuais, do Palais de Glace, em Buenos Aires.

 

Ao lado de Florencia Fernandez Frank, o artista criou, em 2009, o Periódica, Grupo de Gestión, que desde 2009 realiza exposições, feiras e publicações na Argentina. Também está à frente, desde 2011, do Proyecto La Estrella, um espaço que trabalha com a inclusão por meio da arte em um bairro periférico de Buenos Aires. Pablo Martín participou ainda de residências artísticas na Cidade do México e em Oaxaca, no México, e em Tilcara e em Salta, na  Argentina. Atualmente, sua obra está presente em coleções privadas de seu país natal e também nos Estados Unidos, na Inglaterra, na França, na Grécia e no México.

 

Máscaras, rostos e cabeças

A representação de rostos, cabeças e máscaras é um tema recorrente na obra de Pablo Martín. Mas, se nas suas séries de desenhos e pinturas anteriores, suas influências estavam fortemente enraizadas na arte dos povos nativos latino-americanos e dos povos africanos, em Señores del Mal, apesar de essas referências permanecerem, a inspiração nos quadrinhos lhe permitiu acentuar o caráter maléfico dos personagens retratados.

 

“Eu estava interessado em usar as características do retrato para acentuar o mal, mas de uma forma grotesca, sem sutileza”, observa. De acordo com o artista, muitos dos líderes da extrema-direita, apesar de serem figuras ultraviolentas, exercem mesmo assim uma forte atração sobre parte do público, como os vilões das HQs, o que significa, para ele, que os seus desenhos “não estão tão distantes dos modelos reais”.

 

No texto que escreveu de apresentação do livro, a curadora argentina Mara Fernández Brozzi destaca como Pablo Martín, nesses perfis imaginários dos “senhores do mal”, conseguiu retratar “seus rostos enfurecidos, seus ódios nascidos e aplaudidos, suas perseguições não combatidas, suas desídias louvadas”. E se pergunta: “Eles voltam de suas sombras ou nós os deixamos sair?”

 

 

Pablo Martín está entusiasmado com a sua vinda a Goiânia para participar do lançamento do livro. “Estou sempre observando o que está sendo feito no Brasil com a arte contemporânea e popular, isso me interessa muito”, afirma. Em Goiânia, ele espera conhecer muitos artistas, fazer novos contatos e poder ter acesso “a um panorama do cenário da arte local”.

 

Sobre o contato com o artista argentino, Marcelo Solá conta que conheceu seu trabalho por meio do seu Instagram (@pablomartin74). Sempre muito interessado na arte produzida na Argentina, país para o qual viaja com frequência, sobretudo a Buenos Aires, Marcelo, em uma pesquisa sobre artistas argentinos na internet, se deparou com as obras de Pablo e se interessou em conhecer mais sobre sua produção artística. Do diálogo virtual entre ambos, surgiu a ideia de fazer o livro, com base na série Señores del Mal, que começou a ser produzida neste ano de 2024. Durante o lançamento neste sábado, dia 18, algumas obras de Pablo Martín também serão expostas no estande da Hidrolands.

 

A editora

Atuando há mais dez anos, a Hidrolands Grafisch Atelier foi fundada por Marcelo Solá em Hidrolândia (GO) para divulgar o trabalho de artistas e escritores em livros de coleção, com edições com pequenas tiragens, de 200 exemplares no máximo, assinadas e numeradas, com capas em tecido e acabamento artesanal. Entre os artistas do acervo da Hidrolands, estão Pedro Kastelijns e Estêvão Parreiras. Em abril, a editora publicou o livro de poemas Fé cega, de Walacy Neto.

 

No seu acervo, entre outros títulos, estão os volumes Das cores ao século XXI – Uma história dos movimentos pós-punk em Goiânia nos anos 80, de Jadson Jr.; A mulher que nasceu sem metafísica, de Tarsilla Couto de Brito; Oco, de Walacy Neto, e Abajur Always On, de Narjara Medeiros, com ilustrações do próprio Marcelo Solá. De autoria de Solá, o livro Biologia do futuro + Catálogo das trevas, lançado no segundo semestre de 2023, marcou a entrada da Hidrolands no mercado internacional, por meio da livraria/editora Printed Matters, de Nova York.

 

SERVIÇO

Livro: Señores del Mal

Autor: Pablo Martín

Editora: Hidrolands Grafisch Atelier

Páginas: 36

Lançamento: 18 de maio, às 18h30, no estande da Hidrolands Grafisch Atelier na Feira de Arte de Goiás (Fargo), no Centro Cultural Oscar Niemeyer (GO-020, Chácaras Alto da Glória)

 

Com: Rosângela Chaves

 

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta