quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Homenagem aos gays vítimas do nazismo

Os livros de história pouco relatam, mas nos campos de concentração da Alemanha nazista havia homens gays que foram confinados, torturados e mortos pelo simples fato de contrariarem o único padrão social aceitável de sexualidade. Esses homens eram identificados por um triângulo cor de rosa em seus uniformes, cor que, à época, era altamente vexatória quando relacionada à homossexualidade. Pensando em prestar tributo a esses homens, vítimas históricas de homofobia, e reavivar suas memórias, eu criei a videoperformance “O rosa entre três vértices”.

 

Com o apoio da lei Aldir Blanc, da Secult e da Prefeitura de Goiânia, a obra pretende contar brevemente a história da reversão semiótica do símbolo ao longo de décadas, passando de algo pejorativo a uma marca de identidade e motivo de orgulho da comunidade LGBTQIAP+. O objetivo da obra é, desse modo, dar visibilidade à história de luta dos movimentos LGBTQIA+ no século XX, por meio da leitura do percurso simbólico do triângulo rosa.

 

 

A ideia da videoperformance nasceu da pesquisa de mestrado em Artes da Cena, feita por mim na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, intitulado “A reversão semiótica do Triângulo Rosa como objeto dramatúrgico experimental e performático”. Nele, atuo como pesquisadora, diretora artística e produtora executiva.

 

O vídeo contou com a participação do ator/performer Cadu Freitas e uma equipe de peso, formada por membros da comunidade LGBTQIAP+, PCD e demais minorias e permanecerá no YouTube da UFG, a partir do dia 17, às 19h30, com acesso gratuito a todos. No ato do lançamento haverá uma live para discussão sobre o processo criativo. (Ravana Lobo)

 

Ficha técnica

 

Ravana Lobo – Pesquisa/ Direção Artística/ Produção Executiva

Cadu Freitas – Ator Performer

Carlos Eduardo Matutino – Ilustrador

Marcus Pantaleão – Iluminador Cênico

Mateus Benjamin – Captação e Edição

Yasmin Nascimento – Decoupage

Eduardo de Souza Teixeira – Técnico de Iluminação

João Gomes – Assistente de Direção /Assistente de Produção / Sonoplastia

João Victor dos Santos – Captação e Tratamento de Áudio

Flávia Honorato – Preparação Corporal e Fotografia

Eduardo Babugem Apoio e Preparação Vocal

Samuel José Gilbert de Jesus – Orientador de Pesquisa

 

Texto: Ravana Lobo

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta