segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Hora de evitar investimentos de alto risco

 

BBNewsEntrevista — Acordamos em 2023 com muito mais perguntas do que respostas. É hora de muita cautela, principalmente quando o assunto é o nosso suado dinheiro – aquelas pequenas sobras que só tem os que gastam menos do que ganham. A troca radical de comando na política afeta imediatamente a economia do País e, como parte dela, as nossas economias. Para tentar tornar menos danosa a travessia dessa ponte – seja aonde quer que ela vá nos levar – BBNewsEntrevista ouviu Luzimar Guimarães. Ela é consultora de Bbnews, assessora de investimentos e diretora do escritório de Goiânia da Prosperidade Investimentos. E, o principal conselho, adivinhem! Muita calma nessa hora.

 

 

BBNews EntrevistaDiante dessa guinada brusca no comando da política, que afeta diretamente a economia, como deve se comportar o investidor nos primeiros momentos de 2023?

Luzimar Guimarães – De forma natural, toda mudança de governo traz consigo uma incerteza na economia, o que movimenta a expectativa dos mercados financeiros, sem dúvida. Em particular, desta vez, a incerteza é maior, em consequência das sinalizações do novo governo quanto à adoção de medidas que contemplem o controle fiscal, tão valorizado pelo mercado. Soma-se a isso a escolha de integrantes da equipe econômica que, possivelmente, não seguirão uma cartilha ortodoxa de gastos. Neste caso, o investidor deve focar seus objetivos de investimentos buscando horizontes de curto e médio prazos, priorizando investimentos de baixo risco e maior liquidez, mesmo aqueles investidores com perfil mais agressivo podem ser mais ponderados quanto à sua parcela de exposição nesta classe.

 

 

BBNews EntrevistaQual o maior temor dos assessores de investimentos num momento tão delicado?

Luzimar Guimarães – Num cenário em que o investidor deve esperar sempre maior clareza, o que temos neste momento é também uma incerteza, pois estamos diante de um cenário bem desafiador quanto ao possível descontrole fiscal causado ainda pelos impactos da pandemia e afetando diretamente as contas públicas. Diante desta realidade, um dos grandes receios dos assessores de investimentos é não conseguir atender às expectativas dos seus assessorados.

 

 

BBNews EntrevistaQual o investimento que não vai ter erro, independentemente das atitudes de quem vai estar no comando?

Luzimar Guimarães – Não é possível identificar algum investimento totalmente sem risco. Pois há que se considerar o “risco sistêmico” que envolve as condições que englobam a economia mundial em que não temos o controle sobre elas. Por outro lado, podemos minimizar os riscos “não sistêmicos”, que são aqueles que envolvem diretamente determinados setores da economia. Desta forma, podemos buscar investimentos mais conservadores em renda fixa e que possuam mais garantias, a exemplo daqueles que são protegidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Estamos falando dos CDBs, LCAs, LCIs. Mesmo assim, é preciso diversificar entre os indexadores pós e pré-fixados, bem como os híbridos que combinam IPCA + juros, para se ter uma carteira mais blindada quanto aos efeitos do cenário econômico local.

 

 

BBNews EntrevistaE onde você desaconselha totalmente fazer investimentos?

Luzimar Guimarães – O conselho é evitar investimentos de alto risco ou caso seja um perfil mais agressivo, deve se guiar por estratégias de alocação em proporções menores, como no caso  da renda variável que não possua mecanismos de proteção. Pois hoje podemos estar posicionados em renda variável/ações, por exemplo, utilizando de diversos instrumentos de derivativos que nos protegem  contra as quedas de preços destes ativos.

 

 

BBNews EntrevistaA hora é de ser tímido, moderado ou destemido, no que se refere ao perfil de Investidor?

Luzimar Guimarães – O momento requer cautela para todos os perfis de investidores. No entanto, o que vai definir se uma carteira é adequada ou não será sempre uma alocação de acordo com os objetivos do investidor, considerando seu perfil e seu momento de vida. Há que se ponderar que aqueles investidores que aprenderam a conviver com o risco e possuem tolerância às oscilações, o atual cenário não pode ser negligenciado. Algumas ações de empresas que podem passar ao largo de qualquer crise, dado a sua condição estrutural ou ainda por terem demanda que sofrem menos os riscos de uma possível recessão mundial, que, infelizmente, não pode ser descartada, podem representar uma ótima oportunidade de compra. Em quaisquer casos, ter um assessor de investimentos é sempre muito importante para identificar e buscar a melhor e mais adequada carteira para cada pessoa.

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

2 comentários em "Hora de evitar investimentos de alto risco"

Deixe uma resposta