Mercado de luxo fecha 2024 encolhido
O segmento, que inclui roupas, bolsas, joias e cosméticos, perdeu cerca de 50 milhões de consumidores em 2024. Acontece que, diante de um desafiante cenário macroeconômico, que fez com que muitos mudassem seus hábitos de consumo, as grandes grifes também não ajudaram.
Muitas marcas de luxo adotaram uma estratégia de aumento de preços muito superior ao que boa parte das pessoas consegue pagar. Por conta disso, houve uma perda na confiança, mesmo entre clientes que já possuem itens de luxo.
Outro grande fator que pesou para esse revés do segmento foi a desaceleração pronunciada na China, com uma queda estimada entre 20 a 22% nas vendas neste ano. E as tarifas de Donald Trump podem ter um impacto negativo ainda pior na demanda do consumidor chinês.
Apesar dos ventos contrários, estima-se que o mercado de bens pessoais de luxo crescerá até 4% em 2025, apoiado pelas vendas na Europa e nas Américas. Muito otimismo? Vamos esperar para ver.