quinta-feira, 21 de novembro de 2024

O adeus às Sibipirunas e a chegada dos Ipês

 

Durante quase três décadas, as velhas e grandes Sibipirunas fizeram parte do dia-dia dos alunos, pais e professores da Escola Interamérica, no Setor Bueno, acolhendo a todos com sombra generosa e a alegria de suas flores amarelas. Por isso, em junho deste ano, a notificação da Prefeitura de Goiânia avisando que as árvores precisavam ser removidas porque estavam condenadas, causou comoção na comunidade escolar e foi o ponto de partida de um projeto que uniu a escola para se despedir das majestosas Sibipirunas e, ao mesmo tempo, presentear a rua com novas árvores.

 

Na cerimônia de despedida, crianças de 4 a 10 anos deram um abraço coletivo nas velhas árvores. Os estudantes também colocaram seus sentimentos no papel e eternizaram o momento por meio de desenhos. Com isso, a escola se organizou para plantar novas árvores com o auxílio das crianças. “Dizem que quando uma árvore é removida devemos plantar inúmeras em seu lugar. E assim o fizemos!”, conta Vera Lobo, diretora pedagógica da escola. Três árvores foram retiradas da Rua T-30 e a escola prevê o plantio de 14 árvores até o fim do projeto.

 

Os alunos se despediram das flores amarelas das Sibipirunas e trouxeram novas flores amarelas, mas agora, do Ipê de jardim para enfeitar a rua. As mudas foram adquiridas pela escola e cada turma adotou uma árvore participando ativamente de todo o desenvolvimento da muda até o plantio definitivo. Nesse processo, as crianças relacionaram os estudos feitos sobre tipos de solo, cuidados com o meio ambiente e partes das plantas, podendo, inclusive, observar o crescimento das raízes.

 

As plantas permaneceram no viveiro da escola, durante este tempo, sempre sob os cuidados dos alunos, até ficarem fortes para serem, finalmente, transplantadas para a rua. Setembro foi o mês escolhido para realizar o plantio, aproveitando a chegada da primavera e homenageando o Dia da Árvore, 21 de setembro, e que vai marcar o encerramento do plantio das novas árvores na rua da escola. Mas a relação de amor e respeito à natureza que nasceu com as Sibipirunas rendeu frutos e vai continuar nas novas gerações de alunos, pais e professores por meio dos ipês amarelos, que agora vão trazer sombra, alegria e muitas histórias para a comunidade escolar.

 

O projeto permitiu desenvolver uma conexão profunda entre as crianças e a natureza. “Todas ficaram sentidas com a retirada das árvores e, com o plantio das novas mudas, as crianças se sentiram protagonistas num projeto que envolve natureza e cuidado com o meio ambiente”, afirma a diretora pedagógica da escola. “Fizemos um movimento conjunto para contribuir com a qualidade de vida de nossa cidade e consequentemente do planeta”, conclui Vera.

 

Serviço:

Dia da Árvore Interamérica

Atividade: Plantio de mudas de Ipês Amarelos

Local: Unidade Bueno, Rua T-30

Horário: 9 horas

Com: Lila Nascimento

 

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta