quinta-feira, 19 de setembro de 2024

O Santo Graal de Siron Franco

 

 

 

Para comemorar o Dia Mundial da Água, neste 22 de março, o artista plástico Siron Franco inaugurou em Brasília uma escultura que chama a atenção para a escassez de água potável no Brasil e no mundo. A instalação está na Praça Zumbi dos Palmares, no Setor de Diversões Sul da capital do Brasil. A obra é em aço, garrafa pet e água potável e ficará em exposição até o dia 21 de abril de 2023, aniversário de Brasília. A visitação acontece 24 horas por dia, é gratuita e livre para todas as idades.

 

 

A escultura, intitulada “Santo Graal”, é apresentada pela primeira vez e nasceu do espanto do artista face à situação crítica da água. A impossibilidade de acesso à água potável é representada pelo artista por meio de uma jaula de aço. Dentro, uma garrafa com água impossível de ser alcançada com a mão. “Fiquei muito chocado ao saber que 2 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso à água potável. A água é nosso Santo Graal”, afirma o artista.

 

 

A relevância do Dia Mundial da Água é proporcional à importância da água para a vida na Terra. É simbólico ter um dia especial para debater os perigos de não cuidarmos da água como se deve, com o fim de garanti-la de forma equânime a todas as regiões do planeta. Ignorar essa realidade significa colocar em risco a própria humanidade. Siron buscou, por meio do Santo Graal, chamar a atenção de todos para o tema.

 

Com dasartes.com.br

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta