Os sabores do verão sem culpa
Chegou o verão! E qual a melhor forma de se alimentar na estação mais quente do ano? O ideal é basear a alimentação no consumo de vegetais, como as frutas, legumes e verduras, que são geralmente mais digestivos e podem ser consumidos em temperatura ambiente e até gelados”, ensina a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.
A especialista lembra que a hidratação no verão é extremamente importante, principalmente ao praticar atividades físicas ou ficar mais exposto ao calor. “Aumentar a ingestão de água, de água de coco e sucos naturais de frutas é fundamental”, diz.
Renata explica que as frutas mais suculentas ajudam na hidratação, além de fornecerem antioxidantes. Ela cita abacaxi, laranjas, melão, kiwi, kiwi amarelo, maracujá, melancia e coco verde como boas opções. “As ricas em vitamina C, um excelente antioxidante, também são muito bem-vindas, entre elas o limão, a acerola, as cerejas, a lichia e o caju”.
A nutricionista alerta que o consumo excessivo de açúcar e de sal piora a hidratação. “É importante não abusar da ingestão de alimentos que contenham esses nutrientes, sobretudo os industrializados”.
Por serem leves e consumidas geralmente in natura, as frutas podem ajudar muito na hora do lanche, nos dias mais quentes. Maçã, pêra, pêssego, ameixa, figo e goiaba são excelentes opções práticas e nutritivas. “Uvas roxas ou verdes deixadas no freezer por 30 minutos se transformam em petiscos deliciosos e podem até compor drinques, com ou sem álcool”, ensina Renata.
Para quem tem sempre uma geladeira por perto, as frutas picadas e geladinhas caem muito bem. “Lembrando que as picadas e descascadas devem ficar sempre sob refrigeração e consumidas preferencialmente em até 24 horas, tanto para minimizar a perda de nutrientes, quanto para garantir que não estraguem. Mesmo as inteiras, no verão, ficarão mais bem armazenadas na geladeira, garantindo maior durabilidade para o consumo”, observa a especialista.
Com as altas temperaturas, a exposição solar pode agredir a pele, e a nutricionista recomenda aumentar o consumo de antioxidantes. “Fontes de betacaroteno, como cenoura, manga, mamão, acerola, ameixa, cereja, devem ser consumidas com mais frequência, pois ajudam na saúde da pele e a reduzir os efeitos nocivos dos raios solares”.
Renata ensina 3 receitas refrescantes e saborosas para compor o cardápio.
Smoothie de abacaxi com hortelã
200ml de água de coco
1 caneca de abacaxi maduro picado congelado
2 colheres de sopa de hortelã picada
Modo de preparo:
Bater tudo com ajuda de um mixer ou liquidificador e servir em seguida. Se desejar, bata com algumas pedras de gelo.
Overnight oats de maracujá
1 pote de 150g de iogurte natural
Polpa de 1 maracujá médio
2 colheres de sopa de mel
4 colheres de sopa de aveia em flocos
Modo de preparo:
Misture o iogurte com a aveia. Misture a polpa do maracujá com o mel. Em um pote de vidro com tampa, faça uma camada colocando 1/3 do iogurte com a aveia. Em seguida, faça uma camada com o 1/3 do maracujá adoçado. Repita o processo até usar toda a quantidade dos ingredientes. Leve à geladeira, com o recipiente fechado, por 12 horas antes de consumir.
Docinho de abacaxi com coco
1 xícara de chá de abacaxi maduro picado em cubos pequenos.
1 xícara de chá de coco seco ralado
4 cravos da índia
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e leve para cozinhar em fogo baixo. O abacaxi vai soltar um líquido que irá envolver o coco. Cozinhe até formar uma massa não muito homogênea. Desligue o fogo, retire os cravos e deixe a massa na geladeira por pelo menos 6 horas. Faça bolinhas e sirva.
Com Palavra Comunicação
Ameiiii as receitas!!! Com toda certeza irei fazer!!!!cada dia melhor essa revista!!!!❤️
obrigda querida