Paris vai ganhar uma vitrine da Shein
A cidade da Chanel, Dior e Louis Vuitton vai ganhar uma nova vizinha: a Shein. A chinesa do fast fashion anunciou que vai abrir sua primeira loja física em Paris.
Fundada em 2012, a Shein virou sinônimo de preços ultrabaixos e marketing agressivo, conquistando milhões de clientes mundo afora.
A marca faturou US$ 23 bilhões em 2022 e já emprega 16 mil pessoas globalmente. Aqui no Brasil, fez testes com o modelo físico com lojas “pop-ups” temporárias.
A previsão é gerar cerca de 200 empregos em Paris. Mas a estratégia é mais olhando no longo prazo do que no curto.
A Shein quer usar a França como vitrine para legitimar sua entrada no mercado europeu. Se der certo, abre caminho para uma expansão muito maior.
Mas os franceses não estão animados… Federações dizem que deixar a Shein se instalar na coração da alta-costura é ‘‘como deixar uma rede de fast food abrir dentro um três estrelas Michelin’’.