Pianista europeia apresenta um caleidoscópio de clássicos da música erudita
O projeto Allegro contemplado pelo edital SICOOB 01/ 2025, está em sua 4ª edição, reafirmando a parceria entre o Centro Cultural UFG e o Instituto Cultural SICOOB UniCentro Br. O objetivo é viabilizar o acesso à música de concerto, promovendo o desenvolvimento artístico local com uma programação cultural composta de recitais de piano, com renomados expoentes da música de concerto para a cidade de Goiânia.
A pianista e professora Isabel Gabbe, que fará o concerto no próximo sábado (20/09) acredita que a música é a forma mais universal de comunicação. Como solista, musicista de câmara e acompanhante de canções, Gabbe já se apresentou em salas prestigiadas como a Filarmônica e a Konzerthaus, ambas de Berlim, o Glocke em Bremen, o Theatro Guaíra no Brasil e a Filarmônica de Colônia.
No programa serão apresentadas peças de Mozart, Wolfgang Amadeaus (1756-1791), Schubert, Franz (1797-1828), Mignone, Francisco (1897-1986), Silva, Adelaide Pereira (1928-2021), Guarnieri, Mozart Camargo (1907-1993), Escalante, Eduardo (1937-2020), Boulanger, Lily (1893-1918) e Debussy, Claude (1862-1918). Pela segunda vez em Goiânia, a pianista explica que escolheu obras europeias e brasileiras de compositores conhecidos e menos conhecidos.
Segundo Isabel Gabbe, o concerto será um caleidoscópio de prelúdios com diferentes facetas e conexões entre a literatura europeia e a brasileira. “Tentei criar um arco musical de tensão, seja pela tonalidade ou pela atmosfera das peças. Como leciono no Mozarteum de Salzburgo, incluí Mozart no programa. Schubert, também é um compositor conhecido do período clássico vienense, porém em um ciclo que raramente é tocado”, complementa.
Trajetória artística
Isabel Gabbe é formada pela Universidade Mozarteum de Salzburgo. Atua desde 2018, como professora no Departamento de Pedagogia Musical em Innsbruck e em 2022, tornou-se instrutora certificada em fisiologia musical (CAS MP). Reconhecida pelo trabalho pedagógico, ministra master classes e treinamentos avançados na Europa e no Brasil, com destaque para sua atuação no Klavierfestival Ruhr, além de ter lecionado em Berlim, Düsseldorf e Essen.
A discografia da artista inclui o CD de estreia (2006) com obras de Debussy, Ravel, Bach e Albéniz; o álbum dedicado a John Patrick Thomas (2013), em parceria com a soprano Julia Henning; a gravação da “Petite Messe Solenelle” de Rossini (2014), com o Coro Kettwiger Bach; e o disco infantil “Weihnachtsmann, mach Du das mal!” (2015). Isabel também realizou gravações para rádios e televisões como RBB Berlim, WDR, France 2 e Radio Bremen, além de publicar artigos em revistas especializadas como Schott Üben & Musizieren e Waxman Klavierpraxis.
Serviço
Assunto: Série Allegro – Concertos CCUFG/SICOOB 2025
Quando: sábado (20/09), às 20 horas
Onde: teatro do CCUFG, situado na Q. 71 – Av. Universitária, 1533 – Setor Leste Universitário, Goiânia-GO
Mais informações: @centroculturalufg
Entrada franca
Com: Amora Comunicação
Foto: Sihoo Kim