segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Pianista Ronaldo Rolim abre temporada de concertos Allegro

 

O projeto Allegro está em sua 3ª edição e é uma parceria entre o Centro Cultural UFG e o Instituto Cultural SICOOB UniCentro Br. O objetivo é viabilizar o acesso à música de concerto, promovendo o desenvolvimento artístico local e proporcionando uma programação cultural com três recitais de piano em Goiânia.

 

“Este ano, temos a satisfação de receber artistas de destaque internacional como Ronaldo Rolim, Eudóxia de Barros e Diego Caetano. As apresentações oferecem programas do repertório clássico do piano, abrangendo obras de relevantes compositores brasileiros e estrangeiros, proporcionando uma experiência musical única e enriquecedora ao público “, explica a coordenadora do CCUFG, Consuelo Quireze Rosa.

 

O primeiro espetáculo será no sábado, dia 10 de agosto, com um dos mais versáteis pianistas brasileiros, Ronaldo Rolim. Após oito anos, o artista volta a Goiânia – ele que já se apresentou em mais de vinte países. Tocou em palcos como o Carnegie Hall (NY), o Wigmore Hall (Londres), a Academia Franz Liszt (Budapeste) e NCPA (Pequim) à frente de orquestras como a Tonhalle (Zurique), a Sinfônica da Capela de São Petersburgo, a Royal Liverpool Philharmonic e a Louisiana Philharmonic.

 

O público goianiense vai conferir em um único recital Franz Schubert (1797-1828), Alexander Scriabin (1872-1915), Karol Szymanowski (1882-1937) e Heitor Villa-Lobos (1887-1959). De acordo com o pianista, essa será a primeira vez que ele tocará todas essas obras em um mesmo programa. “Posso garantir que são todas obras de incrível beleza e relevância, e estou muito ansioso por compartilhá-las”, completa.

 

Ainda de acordo com Ronaldo Rolim, as obras de Schubert e Villa-Lobos apresentam uma infinita gama de desafios para o pianista e sentimentos para o público. Os outros dois compositores: Scriabin a Szymanowski são contemporâneos e muito contribuíram para o desenvolvimento de uma linguagem extremamente colorida e mística para o piano no início do século XX.

 

Ronaldo Rolim

O pianista iniciou os estudos na Fundação Magda Tagliaferro, em São Paulo. Aos 18 anos, após vencer os concursos Nelson Freire e Magda Tagliaferro, mudou-se para os Estados Unidos onde concluiu os estudos e hoje desenvolve destacada carreira como camerista e solista. Foi um dos vencedores do prestigiado concurso Géza Anda em 2015, e lançou dois CDs pelo selo Odradek Records, o último deles dedicado à obra de Szymanowski, o qual a revista Diapason declarou como “um guia ideal para o mundo feérico” do autor polonês.

 

Serviço:

Assunto: Série Allegro – Concertos

Quando: sábado (10/08), às 20h

Onde: teatro do CCUFG, situado na Q. 71 – Av. Universitária, 1533 – Setor Leste Universitário, Goiânia-GO

Mais informações: @centroculturalufg

Entrada franca!

 

Foto: Ryan Brandenberg

Com: Amora Comunicação

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta