Poesia da inquietação exposta
Poeta, artista e professora, Áurea Denise lança, amanhã, às 19 horas, no Centro Cultural Octo Marques o livro de poesias “Âmago”. Publicado pelo Selo Pantheon da Negalilu Editora, a publicação reúne poemas escritos desde a década de 1980 que refletem sobre os movimentos próprios da vida, as possibilidades do amor, corpo e a passagem do tempo.
Performer conhecida dos saraus goianienses das décadas de 1980 e 1990, Áurea Denise vivenciou um tempo de grande efervescência cultural em que o diálogo entre literatura e artes cênicas se fortalecia. Dessa forma, em “Âmago”, leitores e leitoras acessarão esta atmosfera, muitas vezes boêmia.
Áurea Denise busca, em ”Âmago”, o espírito das palavras escritas, quando o pensamento se torna ineficiente. Para a autora, a poesia é expressão em movimento, aberta para novas intervenções e olhares. Os poemas reunidos nesta publicação são registro do ato contínuo da observação e da leitura de sentimentos elaborados ao longo de mais de 60 anos vividos.
“Percebo a minha poesia como uma inquietação exposta, com o propósito de compartilhar fragmentos, fluxos de revolta/consciência/dissabores/contentamentos da existência”, revela a autora.
A autora
Áurea Denise Aires Barros é poeta, artista e professora. Nascida em Pium, no Tocantins, viveu em Manaus e reside em Goiânia. É formada em Letras pela Universidade Federal de Goiás e trabalha na Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia.
A concepção do livro
Concebido graficamente por Larissa Mundim, “Âmago” tem cor inspirada nas visões da Chama Violeta, que se manifesta nos processos de cura vivenciados em campos sutis. O título é vazado, revelando o desenho solar impresso no verso da orelha, criado pelo artista visual Zansky, autor de criações diversas publicadas pela extinta Cosac Naify Editora. A autoria de capa é da designer Alanna Oliva, também responsável pelo projeto gráfico do livro.
Com quase 100 poemas publicados, o livro concentra questionamentos nunca respondidos e mistérios decifrados durante o mergulho numa “piscina de agulhas”. “ Âmago” tem o prefácio escrito pela poeta Alda Alexandre e biografia com ficção assinada pela jornalista Ana Maria Morais. Esta edição da obra conta com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Serviço:
Lançamento: “Âmago”, livro de Áurea Denise
Data: 20 de maio (sexta)
Horário: 19h às 22h
Local: Centro Cultural Octo Marque (Rua 4, 515, Ed. Parthenon Center, Centro, Goiânia)
Preço de capa: R$ 40,00
Com comunicação setorial da Secult