segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Quando o aplicativo é o estúdio musical

 

O videoclipe Ambulante, de Geovani Santos, será lançado neste sábado, dia 7 de setembro, às 21 horas, no Abrigô Coletivo e no canal do YouTube do artista (https://www.youtube.com/@ogeovanisantos) e será disponibilizado nos formatos com audiodescrição, interpretação em Libras e legenda.  Ambulante é a primeira faixa do EP Parajè, que está em produção e reúne composições escritas entre 2015 e 2022.

 

Aos 20 anos, o multiartista Geovani deixou sua cidade natal, Marabá (PA), rumo à Goiânia, cidade sobre a qual, desde criança, ouve falar como sendo terra de crescimento e de oportunidades. Hoje, oito anos depois e com experiência acumulada como ator, produtor cultural, performer e musicista, o artista revela o seu trabalho autoral musical na produção audiovisual.

 

Este trabalho nasce da proposta de produzir músicas a partir de aplicativos de celular e produções autorais que narram sobre sentimentos próprios. Para Geovani Santos, este trabalho é um diálogo e expressão da juventude atual.

 

Ambulante foi um dos poemas que inspirou Geovani Santos a transformar em música a sua jornada de migração do estado do Pará para Goiás e as implicações pessoais e culturais vivenciadas nessa experiência. A música aborda os desafios de tomar decisões importantes na vida, atravessadas por pressões sociais.

 

Compartilhando experiência

 

O projeto Parajè combina as composições de Santos e a sua experiência com aplicativos de produção musical. Entre eles, o mais utilizado, GarageBand, disponibilizado gratuitamente por um servidor online que permite usuários criarem músicas ou podcasts de forma independente. Esta experiência foi compartilhada pelo artista com estudantes da CEPI Professor Pedro Gomes. No total, participaram das oficinas 70 alunos e alunas desta escola, com intuito de utilizarem os métodos aprendidos num projeto do calendário escolar da instituição, no qual os estudantes precisam produzir materiais de audiovisual com temas voltados às Ciências Humanas.

 

Com: Ana Paula Mota

Foto: Andressa Kalyl

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

1 comentários em "Quando o aplicativo é o estúdio musical"

Deixe uma resposta