quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Quase metade dos brasileiros sofre com o estresse

 

Devagar com o andor, pessoal. Por incrível que pareça, se fizéssemos um ranking de países mais estressados do mundo, o Brasil apareceria na quarta posição, com 42% da população acometida pelo que podemos chamar de mal do século, junto com a depressão.

 

De acordo com os dados, a saúde mental era descrita como “o principal problema de saúde” para 18% da população em 2018. Em 2024, a mesma porcentagem saltou para 54%.

 

O relatório do World Mental Health Day, do instituto francês IPSOS, aponta que, além do estresse da pandemia ter afetado muita gente, foi também na quarentena infinita que o tema “saúde mental” ganhou mais visibilidade.

 

Mas estresse não afeta só saúde mental… Ele eleva a pressão arterial e os níveis de glicose no sangue — o que pode desenvolver diabetes e doenças cardiovasculares. Sem falar que níveis frequentes de nervosismo ou irritação podem enfraquecer nosso sistema imunológico, aumentando risco de infecções.

 

O estudo ainda revelou que mulheres da geração Z são as mais afetadas pelo estresse, com 46% delas relatando impactos significativos na rotina.

 

Veja se você está com os sintomas mais comuns:

 

Físicos: Dores de cabeça, fadiga, insônia, problemas digestivos, aumento da pressão arterial, entre outros.

Emocionais: Irritabilidade, ansiedade, depressão, falta de concentração, dificuldade em tomar decisões, entre outros.

Comportamentais: Dificuldade em se relacionar com colegas de trabalho, absenteísmo, presenteísmo (estar presente no trabalho, mas sem produtividade), entre outros.

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta