sábado, 9 de novembro de 2024

Que as cortinas nunca mais sejam fechadas

 

O Dia Mundial do Teatro, comemorado neste 27 de março, foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro. Ao redor do mundo, organizações culturais apresentam espetáculos teatrais para comemorar a data; muitas delas permitindo o acesso gratuito.

 

 

O teatro é uma arte milenar e funciona como um meio de divulgação da cultura de diferentes povos. Desde a antiguidade, o homem usou o teatro como forma de expressão. Existem vários gêneros teatrais como a comédia, o drama, a farsa, a tragédia, a tragicomédia, o melodrama, a revista e o teatro infantil, entre outros.

 

 

Uma peculiaridade dessa forma de expressão cultural é que, diferente de outras modalidades artísticas, como a pintura, ou a escultura, que atravessam o tempo e podem ser sempre revistas, o teatro se encerra enquanto acontece, sua efemeridade é aquilo que o diretor Eugenio Barba chama de “procurar a vida num papel machê”.

 

 

Entretanto, há uma face do teatro que eventualmente dura e que assim como uma pintura, também pode atravessar gerações: a dramaturgia. Chamamos de dramaturgia o texto teatral, e em sua origem, a palavra traz a ideia de ação – ou seja, a dramaturgia não é um texto feito apenas para ser lido mas, principalmente, para ser posto em ação.

 

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta