Quem quer ser um cineasta?
O II Festival Internacional de Cinema de Goiânia (GIFF) traz uma oportunidade imperdível de aprendizado e networking para cineastas, amantes da sétima arte e entusiastas do cinema. Entre os dias 1 e 3 de dezembro, a programação do festival contará com a palestra Cadeia de Comercialização de Filmes, com Barbara Sturm, especialista em distribuição de projetos audiovisuais, e a oficina Introdução à Direção de Fotografia – O Comportamento da Câmera, com Larry Machado, cineasta e diretor de fotografia.
Ambos os eventos são gratuitos e serão realizados de forma presencial, em Goiânia. A palestra ocorrerá no dia 1 de dezembro, das 10 às 13 horas, na Vila Cultural Cora Coralina. Já a oficina será promovida nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, das 9 às 13 horas, no Instituto de Educação em Artes Professor Gustav Ritter. Para participar, não é necessário ter experiência prévia nas áreas temáticas. As vagas são limitadas, abertas para qualquer pessoa dentro e fora de Goiás. Os interessados podem se inscrever no site oficial giff.art.br, ou de forma presencial na secretaria da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Laranjeiras, até o dia 12 de outubro.
A palestra — Cadeia de Comercialização de Filmes abordará as diferenças entre os festivais e o mercado, usando exemplos dos prestigiados festivais de cinema de Berlim e Cannes. Barbara também discutirá a importante atuação do agente de vendas e do distribuidor no processo de negociação de um projeto audiovisual, além dos papéis do exibidor e dos principais players do mercado de TV e streaming. Outro destaque será a apresentação do projeto selo Elas, que promove longas brasileiros dirigidos por mulheres desde 2018, do qual Barbara Sturm participa.
A oficina — Com três dias de programação envolvendo teoria e prática no cinema, a oficina Introdução à Direção de Fotografia – O Comportamento da Câmera tem como objetivo explorar temas como movimentos de câmera, composição, enquadramento, desenho de luz, refletores e iluminação natural. Todas as atividades serão acompanhadas por Larry Machado, produtor e sócio da Dafuq Filmes. Não é necessário levar equipamentos de filmagem durante as aulas.
Sobre o GIFF — Idealizado pelos cineastas goianos Cássio Domingos e Vanessa Goveia, o GIFF permite que realizadores independentes de Goiás exibam seus filmes na tela grande do cinema e troquem experiências com outros realizadores brasileiros e estrangeiros. Sua primeira edição ocorreu em 2022, de forma online. Neste ano, o festival ocorrerá de forma totalmente presencial entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, na capital goiana. Contemplado no Programa Goyazes, o II GIFF recebe apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult GO).
A programação contará com mostras competitivas e não competitivas, encontros para intercâmbio entre produtores e cineastas, e atividades de ensino em cinema para a população. Durante o período de inscrições, a produção do festival recebeu mais de 3 mil longas e curtas do mundo todo, projetos que estão sendo avaliados por uma equipe de seis curadores. Os filmes selecionados serão exibidos gratuitamente para o público em um grande cinema de Goiânia, e os espectadores também poderão votar nas suas produções preferidas.
Imagem: Martin Lopez
Com: Talita Prudente