Times Square à brasileira
Uma selva de concreto onde os sonhos se realizam… O Brasil parece estar cada vez mais perto de ter as suas próprias Times Square, com avenidas e prédios lotados de anúncios. De São Paulo a Balneário Camboriú, passando por Belo Horizonte, Curitiba e até Niterói, projetos têm sido apresentados para transformar cruzamentos centrais em polos de publicidade luminosa — no melhor estilo Manhattan, o spot efervescente de Nova York.
A proposta vai de reformas públicas a empreendimentos privados, como no litoral catarinense, que já está tentando registrar a marca “Times Square Brasil”.
Belo Horizonte criou uma lei própria, Curitiba já aprovou alvarás e Niterói estuda uma proposta. Já em São Paulo, o projeto é parte da polêmica revisão da Lei Cidade Limpa
A ideia está dividindo opiniões. De um lado, o poder público tem falado no potencial de atrair turistas e gerar emprego e renda, com apoio de organizações de comércios e serviços.
Do outro, críticas envolvem o impacto na visualização de imóveis históricos, a poluição visual, a repetição de uma referência americana e a necessidade de priorizar outras pautas.