sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Todas as percepções da arte

 

O artista e designer Leandro Araujo realiza entre os dias 1º e 20 de dezembro a instalação “Chamariz”, que integra seu projeto “(En)canto quando Coisa”, contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura (FAC), operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás).

 

“Chamariz”, montada no IFG campus Goiânia, no setor central, é composta por imagens e peças sonoras, em que os cantos dos pássaros no ambiente urbano são condutores de outras escutas e percepções frente à complexidade das cidades contemporâneas.

 

Leandro Araujo, que possui formações em Artes Visuais, Engenharia da Computação e Arte Sonora, materializou a instalação “Chamariz”, provocado pela poesia de Manoel de Barros. Como fonte de investigação artística, ele percorre áreas públicas da capital para perceber e sentir a paisagem e seu entorno, tendo os cantos dos pássaros como direcionadores de suas escutas.

 

A partir de dados visuais e sonoros dos materiais coletados e utilizando programas por ele desenvolvidos, o artista explora intersecções entre sons e imagens para gerar diferentes texturas, cores e ruídos, dentre outras percepções. Os resultados são apresentados por meio da instalação artística.

 

Oficina

A iniciativa também conta com oficina gratuita de Introdução à Programação Criativa, nos dias 10 e 17, das 8h às 12h, no mesmo local da exposição. As inscrições estão encerradas e foram feitas via edital, disponível no site da proposta (https://chamariz.cecropia.com.br/).

 

Serviço:

INSTALAÇÃO

Período: 1º a 20 de dezembro de 2022

Local: IFG campus Goiânia – Rua 75, nº 46 – Centro.

Visitação: segunda a sexta – 9h às 19h; sábados – 9h às 13h

OFICINA

Introdução à Programação Criativa

Presencial – gratuita; sábados – dias 10/12 e 17/12 de 2022; às horário – 8h às 12h

Local: IFG Câmpus Goiânia

Com: Secult

Foto: Victor Souza

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta