quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Voluntariado e cultura na Feira Jornada da Solidariedade

 

Todo segundo sábado do mês, das 9 às 13h, o hall de entrada do Centro Cultural Octo Marques, no prédio do Parthenon Center, no centro de Goiânia, recebe solidariedade. Uma feira criada para vender e divulgar os trabalhos de um grupo de voluntários, que lida com pessoas em situação de vulnerabilidade social, expõe e comercializa produtos artesanais e muita cultura. A 5ª edição da Feira Jornada da Solidariedade, como foi batizada, acontece neste sábado, 25 de fevereiro, e conta com várias atrações. O destaque, desde a primeira edição, fica por conta das fiandeiras e do grupo da terceira idade que fazem apresentações culturais.

 

 

A iniciativa é do ator, filósofo e professor de teatro Rômulo Vaz e, segundo ele, a intenção é divulgar o trabalho de empreendedores e entidades que atuam na área social. “Trabalhamos para que alcancem maior visibilidade no mercado consumidor goiano”, explica. A feira terá expositores das áreas da saúde, beleza, culinária e brechós. O evento também oferece à população programação cultural com apresentação das Fiandeiras, dança, exposição artística e recital de poesias.

 

 

O início

Em meados de 2022 numa visita à sede do Centro Cultural Octo Marques (CCOM) – unidade da Secretaria Estadual de Cultura –, Rômulo perguntou à administração sobre a possibilidade de desenvolver atividades no hall do CCOM. “Será que poderíamos usar o espaço para alguma atividade que movimente o local?”. O questionamento de Rômulo foi o pontapé que faltava para que se iniciasse uma parceria profícua entre a Secretaria Estadual de Cultura e o Teatro Solidão Solidária Goiás, do qual ele é coordenador.

 

 

Um mês depois, em setembro de 2022, acontecia a primeira edição da Feira Jornada da Solidariedade, com uma importância vital para a sobrevivência de artesãs e artesãos que atuam em atividade com pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ideia da feira, segundo Rômulo, é levar entidades, grupos e ONGs que trabalham com essas pessoas e também com a cultura goiana à visibilidade. “A feira é aberta a qualquer expositor. Nosso papel é jogar luz nos trabalhos que são feitos por pessoas que doam seu tempo e sua vida em prol dos mais necessitados”, explica Rômulo.

 

 

Expositores desta 5ª edição

  1. Teatro Solidão Solidária/Goiás – Rômulo Vaz
  2. Associação Tio Cleobaldo
  3. Instituto Arte e Inclusão (Inai)
  4. Fiandeiras de Goiânia
  5. Projeto Metamorfose
  6. Adélia Produtos Artesanais
  7. Angélica Bonecos de Crochês
  8. Danila Pedrosa Patrulheiros da Caridade
  9. Darlene Brechó
  10. Maria de Fátima
  11. Helen Cristina Bolo artesanal
  12. Valeria Artesanal

 

CCOM – O Centro Cultural Octo Marques é uma unidade da Secult e homenageia nominalmente o artista plástico goiano Octo Marques. O espaço abriga as Galerias de Arte Frei Confaloni e Sebastião dos Reis, e está localizado no Edifício Parthenon Center, na rua 4, número 515, no Centro.

 

SERVIÇO

Feira Jornada da Solidariedade

Data: 25 de fevereiro de 2023

Horário: das 9h às 13h

Local: Hall do Centro Cultural Octo Marques (Edifício Parthenon Center, Rua 4, número 515, Centro – Goiânia).

*Interessados em expor seus trabalhos ou fazer alguma atividade artística, poderá entrar em contato pelo telefone: 98611-1112.

Todas as edições estão divulgadas no Instagram @t.solidaosolidariagoias.

Este post foi escrito por: Rimene Amaral

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta