quinta-feira, 18 de julho de 2024

A folia inspirou grandes mestres da pintura

André Dorigo  __  Seja para cair na folia, seja para relaxar bem longe dos blocos e das multidões, o Carnaval definitivamente faz parte da vida do brasileiro. Ao ponto de muitos acreditarem que o ano só começa de fato depois que a festa termina!

 

O Carnaval é uma festa que antecede o período de preparação para a Páscoa (Quaresma), mas sua origem vem de festividades pagãs que aconteciam antes de períodos de abstinência ou jejum.

 

Muitos artistas ao longo da história se inspiraram nessa festa para criar suas obras.
Já em 1559, por exemplo, o pintor holandês Pieter Brueguel pintou “A luta entre o Carnaval e a Quaresma”.

 

 

Jean Baptiste Debret, em sua “Viagem Pitoresca e Histórica”, em 1834-39, fez os primeiros registros do Carnaval no Brasil.

 

 

Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Candido Portinari e Heitor dos Prazeres são alguns exemplos de pintores modernistas que foram tocados pela folia!

 

Na Europa, artistas como Pablo Picasso, usaram os personagens da Commedia dell’Arte como inspiração. O Arlequim foi, principalmente durante o Período Rosa, um tema recorrente em suas pinturas.

 

 

Aliás, por aqui, esses mesmos personagens também já inspiraram muitos artistas, principalmente na música, em composições desde Noel Rosa até Los Hermanos!

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta