segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Mergulho na vida e obra de Hugo Zorzetti

 

Nos dias 19, 20 e 21 de janeiro, a Cia Sala3, companhia dirigida por Altair de Sousa, apresenta o espetáculo-documento “Hugo era verbo” na sede da FETEG, no Setor Sul (Goiânia). O trabalho cruza depoimento, cena, memória e denúncia para revisitar a trajetória e o legado do dramaturgo, professor e pesquisador goiano Hugo Zorzetti. As apresentações acontecem às 20 horas e, no dia 21 de janeiro, haverá sessão também às 18 horas. A entrada é gratuita, mas os ingressos são limitados. Eles estão disponíveis na plataforma Sympla e podem ser acessados pelo link da bio do Instagram da companhia: @ciadeteatrosala3.

 

As apresentações integram o projeto de manutenção da Companhia, contemplado pelo Edital de Manutenção de Grupos e Companhias Artísticas (Lei Aldir Blanc 2024).

 

A partir da criação de um núcleo de pesquisa teatral, a obra expõe os entraves históricos à produção cultural em Goiás, o apagamento de artistas locais e as tensões entre arte, política, mercado e censura.

 

Entre monólogos, coros, músicas e cenas emblemáticas, o espetáculo transforma a palavra em corpo e afirma o teatro como espaço de resistência, memória e continuidade, mantendo Hugo Zorzetti vivo em cena e na voz de quem insiste em criar.

 

Em cena, dez artistas e um convidado se alternam em quadros teatrais e performáticos que transitam entre comédia, tragédia e drama — gêneros presentes na obra de Zorzetti — explorando a ironia como ferramenta crítica e poética. “O resultado é uma aula-espetáculo-leitura que transforma a palavra em corpo, o corpo em memória e o teatro em espaço de denúncia, afeto e continuidade”, antecipa o diretor Altair de Sousa.

 

O processo

 

Este trabalho nasce de um processo aprofundado de pesquisa, criação e formação artística desenvolvido ao longo de 2025, no âmbito do projeto de Manutenção Sala 3 – 22 anos. A obra é resultado da criação de um núcleo fixo de investigação cênica, formado por artistas interessados na pesquisa teatral e na reflexão crítica sobre o fazer artístico em Goiás.

 

Ao longo de um ano de encontros sistemáticos, o núcleo foi orientado pelo diretor Altair de Sousa, atravessando estudos, imersões artísticas, debates e práticas criativas que tensionam o desejo, a experiência teatral e os enfrentamentos históricos vividos por artistas brasileiros, culminando em uma homenagem potente e necessária ao dramaturgo, professor e pesquisador Hugo Zorzetti.

 

“Hugo Era Verbo não é apenas uma homenagem, mas um gesto de afirmação: o teatro como prática viva, como território de escuta e como herança que se transmite de corpo em corpo. Hugo Zorzetti permanece em cena porque sua palavra segue atravessando artistas que insistem em criar, pesquisar e resistir”, compartilha Sousa.

 

_____

 

Serviço: Cia Sala3 apresenta “Hugo era verbo”

Local: Sede da Feteg, Rua 88, St. Sul

Dias: 19, 20 e 21 de janeiro

Horários: 20h e sessão extra às 18h, no dia 21

 

Entrada gratuita

Ingressos na plataforma Sympla

Linktree da cia no Instagram: @ciadeteatrosala3.

Assessoria de imprensa – Lumieira Comunicação

Ana Paula Mota | 62 9 9941 5464

Nádia Junqueira Ribeiro | 61 9 8281 0759

www.lumieira.com.br / www.instagram.com/agencialumieira

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta