Uma noite com os Reis Magos da Espanha
Marcio Fernandes — Diferente da cultura portuguesa no Brasil, a consagração dos Reis Magos na Espanha é um ritual apoteótico que encerra as celebrações natalinas. O Natal, como conhecemos, no dia 24 de dezembro, tem importância secundária para os espanhóis. É no Dia de Reis que são trocados presentes e realizada a ceia em família. As crianças são educadas para escrever cartas aos Reis Magos com seus pedidos. Papai Noel por lá não faz sentido. Na celebração é uma honra familiar a criança receber a benção de Belchior, Gaspar e Baltazar.
Dos pueblos às grandes cidades, como Barcelona, são realizadas as Cabalgatas de Reyes, o desfile dos Três Reis Magos, com várias alas de referência cultural e religiosa ao nascimento de Jesus. Os figurinos são fantásticos e a produção do desfile de rua se desenvolve com muita criatividade e organização.
O Dia de Reis na Espanha é o primeiro grande acontecimento do vasto calendário festivo laico e católico da Espanha. Comemorado na véspera, dia de 5 janeiro, o espetáculo é alguma coisa sensacional, marcante e exigente com o agasalho. É auge do inverno e a noite tem chance grande de estar muito fria.
Fotos: Marcio Fernandes
Parabéns
Poi lá vai os três Reis Magos, é um jumentinho tamem…
Oi Marcinho, que interessante. Cresci festejando os Santos Reis. Temos folia na fazenda, é muito interessante. Gostei desta tradição espanhola. ❤️