quinta-feira, 18 de julho de 2024

Uma noite com os Reis Magos da Espanha

 

Marcio Fernandes  — Diferente da cultura portuguesa no Brasil, a consagração dos Reis Magos na Espanha é um ritual apoteótico que encerra as celebrações natalinas. O Natal, como conhecemos, no dia 24 de dezembro, tem importância secundária para os espanhóis. É no Dia de Reis que são trocados presentes e realizada a ceia em família. As crianças são educadas para escrever cartas aos Reis Magos com seus pedidos. Papai Noel por lá não faz sentido. Na celebração é uma honra familiar a criança receber a benção de Belchior, Gaspar e Baltazar.

 

 

Dos pueblos às grandes cidades, como Barcelona, são realizadas as Cabalgatas de Reyes, o desfile dos Três Reis Magos, com várias alas de referência cultural e religiosa ao nascimento de Jesus. Os figurinos são fantásticos e a produção do desfile de rua se desenvolve com muita criatividade e organização.

 

 

O Dia de Reis na Espanha é o primeiro grande acontecimento do vasto calendário festivo laico e católico da Espanha. Comemorado na véspera, dia de 5 janeiro, o espetáculo é alguma coisa sensacional, marcante e exigente com o agasalho. É auge do inverno e a noite tem chance grande de estar muito fria.

 

 

Fotos: Marcio Fernandes

Avatar

Este post foi escrito por: Marcio Fernandes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

3 comentários em "Uma noite com os Reis Magos da Espanha"

Deixe uma resposta