Que vença o pior!
Quantas vezes compramos um vinho com uma medalhinha do sommelier indicando que dentro daquela garrafa há um líquido acima de qualquer suspeita? Foi isso que o programa belga On n’est pas des pigeons (literalmente “não somos estúpidos”) quis descobrir com uma experiência muito simples: registrar o pior vinho que pudessem encontrar um concurso internacional. E não é que, contra todas as probabilidades, o tal vinho saiu vencedor?
Segundo Eric Boschman, sommelier e grande especialista em vinhos da Bélgica, “Existem concursos anglo-saxões que se destinam a ganhar dinheiro… a inscrição e o transporte são muito caros para se conseguir medalhas de piada .”
O sommelier, então, decidiu organizar uma degustação para encontrar o pior vinho e designou como ‘vencedor’ uma mistura de diferentes vinhos europeus vendidos por 2,50 euros em um supermercado local.
Os rótulos foram posteriormente substituídos por um mais bonito, na cor do programa, e o vinho passou a se chamar ‘Le Château Colombier’, com uma uma pomba como logotipo – remetendo ao ditado.
A equipe do programa escolheu a competição internacional Gilbert et Gaillard . Para se inscrever, bastava pagar cerca de 50 euros e apresentar os resultados de uma análise laboratorial do vinho, para que se conhecesse a sua graduação e teor de açúcar, entre outras características.
MEDALHA DE OURO
E não é que a garrafa de menos de três euros recebeu o prêmio mais cobiçado? O júri assim o descreveu: “Na boca é suave, nervoso e rico, com aromas claros e jovens que prometem uma bela complexidade. Muito interessante .”
Por isso, o programa teve de pagar 60 euros para comprar 1.000 autocolantes representando a medalha para colar nas garrafas.
COMO ASSIM?
Em alguns concursos, todos podem se inscrever para ser jurados, mesmo que não saibam nada sobre vinhos. E foi assim que Samy Hosni, jornalista do programa, se tornou provador de uma competição internacional na cidade francesa de Mâcon. Em sua mesa, não havia um profissional .
O problema é que as medalhas muitas vezes influenciam o futuro comercial de um vinho: graças a um prêmio, as vendas aumentam em até 15%.
Portanto, cuidado com os prêmios e medalhas recebidos por um vinho. O melhor É confiar no seu próprio paladar.
Realmente é a mais pura verdade
Sabemos beber sem cair em armadilhas né Marcinho?
Excelente reportagem! Bom saber!
Abordagem muito pertinente para o momento em que estamos passando, onde a aparência ou um título conta muito. Há muito tempo isso vem sendo questionado no mundo do vinho, a idoneidade de alguns concursos sendo questionada.
Parabéns pela abordagem Britz!
Obrigada por acompanhar Nicholas. Tem também os enochatos que são desmascarados às vezes… Beijos
Que sempre “vença” o nosso paladar !
Nós sabemos bem né querida?
Vivendo e aprendendo!!!
Pode! Vai entender. Bom saber pois só tomo vinhos baratos mesmo…
Tenho paladar apurado! Comigo vence o melhor!
Comigo também Noemi. KKKKK Beijos e aproveite a sua viagem
Excelente abordagem!’
Obrigada Vera por acompanhar sempre.
Britz do céu, fiquei mais assustada ainda. Senti o gosto horrível do tal do vinho. Vou continuar com a minha cervejinha mesmo.
Parabéns pela bela matéria ❤️❤️❤️❤️
melhor querida. Amo…
Conversa mole em boca dura, tanto bate até que fura. Marketing é um perigo. Vale de mais o alerta Britz.
Desmistificar sempre foi mais complicado. “Seguimos provando”, para me matar de náusea.
Adorei pq as vezes acontece de encontrar um mais barato com o gosto ótimo!!! Custo e benefício,valeu
Verdade. beijos